O Dia dos Pais deverá movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro em 2024. É isso o que aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
De acordo com o levantamento, mais de 110 milhões de pessoas deverão presentear seus pais neste ano. Esses números são bem semelhantes com os de 2023, segundo o presidente da CNDL, José César da Costa.
“A pesquisa mostra uma estabilidade em relação aos gastos comparados com o ano passado. O consumidor está cauteloso e deve fazer muita pesquisa antes de comprar os presentes“, disse.
A saber, a maioria das pessoas deverá realizar os mesmos gastos que em 2023:
- 35% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que o do ano passado;
- 32% dos entrevistados pretendem gastar mais que no ano passado;
- 19% dos entrevistados pretendem gastar menos que no ano passado.
Pix cartão de débito devem se destacar
O levantamento também revelou que o Pix e o cartão de débito deverão ser as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores. Em síntese, 75% dos consumidores pretendem pagar o presente do Dia dos Pais à vista, especialmente via Pix (38%) e cartão de débito (21%). A propósito, o valor médio gasto por presente deve ser de R$ 230.
“De maneira geral, os dados da pesquisa desse ano mostram um cenário de consumo bem parecido com o cenário do ano passado. De acordo com os dados da pesquisa, que foi realizada nas principais capitais do Brasil, a média de gastos é de R$ 230 e a grande maioria dos consumidores afirma que pretende pagar o presente à vista. Principalmente no pix e também no cartão de débito“, disse o gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto.
Veja os presentes do Dia dos Pais
A maior parte dos presentes deve se concentrar em itens de vestuário (47%). Em seguida, as pessoas deverão optar por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%).
Cabe salientar que a maioria das pessoas (78%) deverá pesquisar os preços pela internet, em sites e aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%).
Aliás, 40% dos participantes da pesquisa responderam que vão comprar os presentes pela internet, através de aplicativos (71%) e sites (59%). Dessas pessoas, 73% citaram os preços baixos como razão para escolher sites de varejistas internacionais, enquanto 46% citaram a maior variedade de produtos.
Por fim, a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil foi realizada em 27 capitais brasileiras com 928 consumidores de modo online. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Pais desejam eletrônicos
Em uma pesquisa da plataforma de compra e venda OLX, 33% dos participantes que são pais afirmaram que desejam passar a data com família/amigos. Além disso, o levantamento também revelou que 18% dos entrevistados disseram que queriam ganhar “a presença e o amor dos filhos”.
Embora esse número tenha liderado o ranking, 17% dos entrevistados afirmaram ter o desejo de ganhar produtos eletrônicos neste ano. Na sequência da escolha de presente, ficaram itens como roupas e calçados (12%) e peças automotivas/carro novo (6%).
Embora os pais entrevistados tenham informado os seus desejos de presentes para 2024, nem todos vão ganhar os presentes que desejam. Isso porque 43% dos entrevistados afirmaram que os itens de moda e acessórios são os preferidos para escolher. Em seguida, ficaram os produtos de beleza e perfumaria (23%) e eletrônicos (12%).
Essa diferença entre os presentes desejados pelos pais e comprados pelos filhos acontece porque 39% dos entrevistados afirmam não saber o que o pai gostaria de receber na ocasião. Por outro lado, 40% dos entrevistados disseram que sabem o que o pai gostaria de ganhar.
Entrevistados acham que os preços estão mais altos
A entrevista da OLX também revelou que 77% dos participantes têm uma percepção de que os preços subiram em 2024. Por isso, 36% dos consumidores deverão recorrer ao cartão de crédito. Por sua vez, 34% dos entrevistados afirmaram que o Pix será a escolha de pagamento neste ano.
Muitas pessoas também estão pensando em dar produtos usados para economizar no Dia dos Pais. “Cerca de 23% consideram comprar um produto usado para presentear, sendo eletrônicos e eletrodomésticos apontados pela maioria como possíveis opções, com 18% e 16% de representatividade, respectivamente“, diz o texto da pesquisa.
O levamento ainda revelou que 60% dos entrevistados colocam o preço em primeiro lugar na hora de escolher o presente para os pais. Já para 49%, a boa qualidade é o fator decisivo ao realizar a compra.