Os contribuintes do país que enviaram a declaração do Imposto de Renda estão ansiosos pela restituição dos valores devidos. No entanto, ainda será preciso esperar por mais algumas semanas, já que o crédito nas contas das pessoas só acontecerá no final de agosto.
A Receita Federal geralmente abre as consultas ao lote de restituição sete dias antes da data do pagamento, e isso também acontecerá com o 4º lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Agora, as pessoas estão ansiosas, aguardando a chegada de ambos os dias, da consulta e, principalmente, do repasse dos valores devidos.
Quem terá direito à restituição do imposto de renda?
De acordo com a Receita Federal, a restituição atenderá os grupos prioritários, mas ainda não há números referentes a cada um deles. Isso só deverá ser informado próximo ao dia da consulta, no final deste mês. De todo modo, serão contemplados pelo novo lote regular de restituição do imposto de renda:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Pessoas que utilizaram a declaração pré-prenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Veja como consultar o lote de restituição do IRPF
Os contribuintes que estavam ansiosos pelo lote de restituição do IRPF só terão que seguir quatro passos simples. Dessa forma, poderão descobrir se terão direito a algum valor ou se isso não acontecerá.
Confira abaixo as etapas para consultar os dados:
- Acesse o site da Restituição do Imposto de Renda;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione o campo “Consultar Restituição”.
Além disso, o contribuinte ainda poderá acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Cabe salientar que as pessoas podem realizar uma consulta completa da situação das suas declarações. Para isso, só precisam acessar o extrato de processamento pelo e-CAC, conferindo se existe alguma pendência ou erro nos documentos.
Veja o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024
A saber, a Receita definiu o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 há bastante tempo, e os contribuintes vêm contando os dias para terem acesso aos valores devidos. O 4º lote de restituição será liberado apenas no final do mês, e quem não for contemplado com os pagamentos deve ficar atento aos próximos lotes.
Confira abaixo as datas dos lotes regulares deste ano:
- 1º lote: 31 de maio – LIBERADO;
- 2º lote: 28 de junho – LIBERADO;
- 3º lote: 31 de julho – LIBERADO;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Tradicionalmente, a Receita libera a consulta aos contemplados apenas uma semana antes da data do pagamento das restituições. Dessa forma, as pessoas recebem o direito de consultar os lotes, conferindo se foram contempladas com o pagamento do imposto, uma semana antes do repasse, ao menos essa é a regra geral.
Em resumo, o prazo permite que os contribuintes tenham conhecimento sobre a contemplação ou não do lote, antes mesmo do pagamento da restituição. Caso a pessoa não esteja na lista de beneficiados com os pagamentos, ela terá alguns dias para entender o motivo da decisão do Fisco e, então, solicitar alguma reavaliação sobre sua situação.
Receita pagou o 3º lote regular do IRPF 2024
Na última quarta-feira (31), a Receita pagou o lote com o maior valor da sua história. De acordo com a Receita Federal, mais de 6 milhões de contribuintes receberam a restituição do imposto de renda em julho. O valor total do crédito chegou a R$ 8,5 bilhões.
Cabe salientar que o lote incluiu restituições residuais de exercícios anteriores, ou seja, de pessoas que caíram na malha fina do IR, mas que conseguiram regularizar suas pendências.
Veja abaixo os números detalhados:
- 14.756 idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 9.672 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O Fisco também pagou a restituição a 5.711.130 pessoas que não possuíam prioridade legal, mas que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX. Outros 172.719 contribuintes não prioritários foram contemplados com o 3º lote de restituição do IRPF 2024.
Além disso, o Fisco restituiu 54.241 declarações de contribuintes do Rio Grande do Sul, incluindo exercícios anteriores, devido ao estado de calamidade decretado por causa das fortes chuvas e inundações que atingiram o estado gaúcho no final de abril e início de maio.