Os adultos do país sabem bem que as moedas não possuem valores muito elevados. Por isso que, geralmente, apenas as crianças ficam felizes quando encontram ou recebem essas peças. Aliás, diversas pessoas nem pegam o troco quando não passa de centavos, principalmente se valerem 5 ou 10 centavos, que são as peças de menor valor em circulação no país.
No país, cada modelo do real possui valores distintos, e as cédulas sempre valem mais que as moedas, ao menos no geral. Entretanto, você sabia que é possível ganhar dezenas ou centenas de reais com algumas peças raras, mesmo que tenham valor de poucos centavos?
Existem alguns modelos que podem até mesmo valer milhares de reais. É esse o caso de duas moedas de 50 centavos que você conhecerá neste texto, cuja procura é tão grande que elevou o valor de cada um dos itens em 9 mil vezes.
Moedas raras valem fortuna
Recentemente, diversas pessoas passaram a procurar duas peças de 50 centavos nas carteiras ou no fundo da gaveta. Os modelos vêm mexem com o imaginário dos colecionadores, que não se importam com o seu valor facial, apenas com as peculiaridades dos itens.
Na verdade, os colecionadores buscam itens que tenham características incomuns e bastante restritas, como uma falha, por exemplo. Isso porque estas peculiaridades são encontradas em uma quantidade irrisória de moedas, ou seja, os colecionadores passam a ser algumas das únicas pessoas a possuírem estes modelos raros.
A propósito, veja abaixo as principais características que valorizam uma moeda:
- Exemplares fabricados para datas comemorativas;
- Modelos com erro de cunho ou fabricação;
- Poucos exemplares produzidos;
- Poucas unidades em circulação no país.
Moedas de 50 CENTAVOS valem R$ 9.000
As pessoas podem ter algum item valioso na carteira e nem sabem disso. Confira os bolsos das suas roupas ou o fundo da gaveta, busque no guarda-roupa ou no cofrinho, que você pode encontrar uma verdadeira mina de ouro.
Em síntese, existem duas moedas de 50 centavos que valem até R$ 4.500 devido à particularidades que elas possuem, e os colecionadores estão enlouquecidos para tê-las em mãos. A principal característica desses itens, que os tornam tão especiais, é que eles possuem dois lados iguais, ou seja, são moedas bifaciais, algo que não deveria existir no país.
No geral, as moedas possuem uma efígie no anverso, que é a representação da imagem de um personagem real ou simbólico, e o valor que representam no reverso. Contudo, alguns modelos de 50 centavos foram fabricados com um erro enorme. Tanto o anverso quanto o reverso possuem a mesma coisa: o valor monetário e a data de fabricação.
Esse erro até poderia ser uma coisa ruim, uma vez que a Casa da Moeda fabrica modelos idênticos e com dois lados diferentes. No entanto, essa falha pode render uma verdadeira fortuna para quem possuir a peça rara.
Cabe salientar que o Catálogo Ilustrado de Moedas com Erros descreve o exemplar bifacial de 50 centavos, afirmando que o item “possui rotação invertida“. Além disso, faz um alerta aos colecionadores, afirmando que eles sempre devem “verificar se não há emendas no disco que evidenciem ser uma adulteração“.
Itens sem marcas valem mais
As pessoas que têm moedas raras precisam ficar atentas a alguns pontos antes de tentarem vendê-las. É muito comum encontrar comentários na internet de pessoas dispostas a vender essas peças raras, mas nem todos sabem realmente como fazer isso.
Em síntese, há alguns cuidados necessários antes de chegar à etapa da venda. A saber, os colecionadores buscam exemplares com características específicas. Logo, os modelos que não possuam tais particularidades provavelmente não terão a venda concretizada.
Cabe salientar que existem alguns fatores que aumentam o valor de uma moeda. Confira abaixo:
- Não possuir arranhão;
- Ter a imagem limpa e sem manchas;
- Possuir todos os traços e marcas de fabricação.
As pessoas que tiverem exemplares nestas condições deverão ter mais facilidade para venderem seus itens, pois estes são os modelos mais procurados pelos colecionadores.
Veja como guardar suas moedas
Os interessados em vender moedas raras para colecionadores podem seguir uma das seguintes dicas:
- Entrar em grupos de colecionadores em redes sociais, como o Facebook;
- Acessar lojas especializadas na compra e na venda de peças raras, tanto físicas quanto online;
- Participar de leilões de itens raros, principalmente aqueles que tenham alto valor;
- Buscar plataformas online como Mercado Livre e Shopee, pois possuem muitos usuários interessados em colecionar moedas raras.
Por fim, as pessoas devem aumentar o conhecimento no tema e ganhar experiência no mercado para conseguirem preços justos. Cabe salientar que os leilões oferecem um ambiente competitivo, aumentando as chances de venda das moedas a preços mais elevados.