A espera pela consulta do 3º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 está perto do fim! As pessoas poderão consultar nesta quarta-feira (24) o valor a ser restituído em julho.
Quem está atento ao fisco, esperando a hora de conferir essa informação e saber se foi contemplado pelo terceiro lote regular deste ano, deverá acessar a partir das 10 horas da quarta o site da Receita Federal. Isso porque, neste horário, o Fisco vai liberar as consultas ao lote, permitindo que os contribuintes tenham uma semana para analisarem sua situação.
Milhões de contribuintes já receberam os valores devidos, mas ainda há três lotes regulares de restituição em 2024. Ainda assim, a cada lote pago são reduzidas as chances de recebimento da restituição dos valores pagos a mais em impostos no ano de 2023.
Tradicionalmente, a Receita libera a consulta aos contemplados uma semana antes da data do pagamento das restituições. Dessa forma, as pessoas só podem consultar os lotes, conferindo se serão contempladas com o pagamento da restituição do imposto.
Esse prazo é dado aos contribuintes para que eles tenham conhecimento se foram ou não contemplados, antes mesmo do pagamento da restituição. Caso a resposta seja negativa, a pessoa terá alguns dias para entender o motivo da decisão do fisco e, então, solicitar alguma reavaliação sobre sua situação.
Veja como consultar o lote de restituição do IRPF
Os contribuintes ansiosos pelo 3º lote de restituição do IRPF 2024 só terão que seguir quatro passos simples. Dessa forma, poderão descobrir se terão direito a algum valor ou se isso não acontecerá.
Confira abaixo as etapas para consultar os dados:
- Acesse o site da Restituição do Imposto de Renda;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione o campo “Consultar Restituição”.
Além disso, o contribuinte ainda poderá acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Cabe salientar que as pessoas podem realizar uma consulta completa da situação das suas declarações. Para isso, só precisam acessar o extrato de processamento pelo e-CAC, conferindo se existe alguma pendência ou erro nos documentos.
Calendário de pagamento do IRPF 2024
O pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2024 ocorre uma vez por mês. Em síntese, a Receita Federal realiza os repasses no último dia útil de cada mês, beneficiando assim novos grupos mensalmente.
Os pagamentos tiveram início em maio, último mês de entrega das declarações do IRPF 2024, e vão seguir até setembro, totalizando cinco meses de restituição do imposto de renda, portanto, cinco lotes.
Veja abaixo as datas de pagamento dos lotes de restituição do IR 2024:
- 1º lote – 31 de maio (LIBERADO);
- 2º lote – 28 de junho (LIBERADO);
- 3º lote – 31 de julho;
- 4º lote – 30 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.
Como o pagamento do terceiro lote regular de restituição acontecerá no dia 31 de julho, a Receita irá liberar as consultas uma semana antes. Em outras palavras, os contribuintes poderão consultar o lote nesta quarta-feira, dia 24 de julho.
Receita Federal já pagou dois lotes de restituição
A Receita Federal já realizou o pagamento de dois lotes de restituição do Imposto de Renda, contemplando mais de 11 milhões de contribuintes. Veja abaixo a quantidade de contribuintes contemplados em cada um dos lotes:
1º lote de restituição
O primeiro lote, pago em 31 de maio, destinou-se a pessoas com prioridade legal, incluindo idosos, contribuintes com alguma deficiência e pessoas cuja maior fonte de renda se origine do magistério.
Mais de 5,5 milhões de contribuintes foram contemplados com o pagamento de R$ 9,5 bilhões. Aliás, esse foi o maior lote de restituição já pago pela Receita Federal, principalmente por causa da inclusão de quase 900 mil famílias do Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas e inundações no final de abril e início de maio.
2º lote de restituição
Por sua vez, o segundo lote de restituição do IRPF 2024 contemplou mais de 5,7 milhões de contribuintes. O pagamento total também chegou a R$ 8,5 bilhões, que caíram diretamente nas contas informadas pelas pessoas em suas declarações. Esse lote também contemplou as pessoas com prioridade legal.
Por fim, vale destacar que os contribuintes não prioritários que entregaram as declarações antecipadamente tendem a receber a restituição mais cedo que os demais. Por isso que a Receita Federal sempre alerta sobre o período de entrega dos documentos. Assim, quanto mais cedo o envio, mais rápida é a restituição do imposto de renda. Aqueles que