Em recente comunicado, o Nubank anunciou a compra da Hyperplane, uma empresa de inteligência de dados que utiliza IA e aprendizado de máquina com o intuito de otimizar o uso de dados pelos bancos. O banco digital destacou que a parceria marcará o início de “uma nova era para as plataformas bancárias digitais”, proporcionando produtos e serviços financeiros mais inteligentes, justos e personalizados para seus clientes.
Com a nova aquisição, o Nubank planeja fortalecer sua equipe de IA já existente para desenvolver conexões que ajudem as equipes de produto e engenharia a criar não apenas experiências mais fluidas para os clientes, mas também a implementar modelos de IA de maneira abrangente. Isso inclui desde análise de risco até estratégias de marketing.
Como a IA pode auxiliar nos serviços financeiros
Fundada em 2022, a Hyperplane criou sistemas de inteligência artificial (IA) para processar e analisar grandes volumes de dados não estruturados. A plataforma possibilita que instituições financeiras treinem, avaliem e implementem modelos de aprendizado baseados em dados proprietários, facilitando a tomada de decisões.
“A tecnologia de IA da Hyperplane se integrará perfeitamente aos nossos sistemas, aprimorando nossa capacidade de analisar grandes conjuntos de dados e personalizar nossos serviços em um nível detalhado”, explicou Vitor Olivier, CTO do Nubank, em comunicado.
A aquisição fortalece a estratégia do Nubank de oferecer soluções bancárias e financeiras usando inteligência artificial. “A missão do Nubank desde sua criação é simplificar processos e empoderar os clientes para que nos adorem fanaticamente. Nossos primeiros investimentos em IA, aliados à impressionante infraestrutura e à talentosa equipe da Hyperplane, acelerarão nossa missão”, declarou David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Conhecendo a Hyperplane
Ao se integrar ao Nubank, a Hyperplane inicia um novo capítulo em sua rápida trajetória de crescimento, algo bastante comum no atual cenário de entusiasmo em torno da inteligência artificial. Fundada no Vale do Silício em 2021 por Felipe Lamounier, juntamente com os brasileiros Daniel Silva e Felipe Meneses, além do indiano Rohan Ramanath, a empresa recebeu, no final do ano passado, um aporte de R$ 30 milhões.
Esse investimento foi liderado por um grupo diversificado de investidores estrangeiros e brasileiros. Entre os investidores da Hyperplane destaca-se Lachy Groom, ex-executivo da Stripe, cujo grupo de investidores inclui Sam Altman, CEO da OpenAI. Outros investidores são os fundos SV Angel, Clocktower Technology Ventures, Liquid2 Ventures, Soma Capital, Latitud, Atman Capital, Crestone VC e Norte.
Nubank Inova com Inteligência Artificial para Melhorar Experiência do Cliente
O Nubank têm adotado a inteligência artificial (IA) para proporcionar uma experiência mais personalizada e eficiente aos seus clientes. A IA permite que a fintech analise o comportamento e as necessidades dos usuários, oferecendo soluções adaptadas a cada perfil. Um exemplo é o Assistente de Pagamentos, que ajuda os clientes a organizar suas finanças e evitar atrasos em pagamentos, utilizando dados obtidos através do Open Finance.
Além disso, a segurança é um dos principais focos do Nubank. A empresa utiliza IA para monitorar padrões de uso e identificar comportamentos suspeitos, implementando medidas preventivas contra fraudes. A tecnologia preditiva também é usada para alertar os clientes sobre possíveis golpes, complementando as campanhas de conscientização que visam educar os usuários sobre práticas seguras. Desse modo, o investimento em Inteligência artificial está muito alinhado ao futuro do Nubank.