As prefeituras gaúchas devem cadastrar as famílias que receberão o Pix do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil até essa terça-feira (25), prazo final para o cadastro. O benefício foi criado pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 1.219/2024, e tem como objetivo auxiliar as famílias que se encontram desabrigadas ou desalojadas após as enchentes deixaram grande parte do RS em estado de calamidade.
Dessa forma, a responsabilidade pelo cadastro das famílias afetadas no programa do governo é da prefeitura dos municípios afetados. O pagamento será realizado via Pix e enviado diretamente para a conta informada no cadastro.
Veja como receber o Pix de R$ 5,1 mil
Para receber o Pix de R$ 5,1 mil, as prefeituras devem incluir os dados das famílias beneficiadas na página oficial do Auxílio Reconstrução. De acordo com o governo, após inclusão dos dados das famílias, o responsável familiar deverá confirmar as informações por meio deste mesmo site.
Feita a confirmação, a Caixa Econômica Federal realizará o depósito do valor em conta, em uma única parcela, garantindo a rapidez e segurança durante todo o processo. Até o momento atual, segundo dados disponibilizados pelo governo, cerca de 256,7 mil famílias em 115 municípios já foram aprovadas e podem ser beneficiadas por esse auxílio.
Deste total, 208 mil já realizaram a validação de seus dados e informações pessoais, e ainda, 202 mil famílias já foram efetivamente contempladas com o valor integral de R$ 5,1 mil em suas contas. A previsão é de que 375 mil famílias gaúchas irão receber o benefício, e o governo Federal deve desembolsar aproximadamente um total de R$ 1,9 bilhão para o pagamento do benefício ao Rio Grande do Sul.
Existe forma certa de usar esse dinheiro?
A Medida Provisória nº 1.219/2024, responsável por estabelecer o Auxílio Reconstrução, não faz menção a critérios rígidos para a utilização desse recurso. Isso quer dizer que as famílias afetadas pelas tragédias no Rio Grande do Sul terão liberdade para utilizar o valor da maneira a qual julgarem necessário.
Dessa maneira, sendo para reparos nas residências, compra de móveis novos ou até mesmo para arcar com necessidades imediatas, esse auxílio vem com o intuito de trazer algum alívio para as famílias nesse momento de reestruturação de suas vidas. Sabendo da importância desse recurso, é fundamental que todas as prefeituras envolvidas trabalhem para garantir que todas as famílias que elegíveis sejam inscritas no Auxílio antes do fim do prazo que acontece nesta terça (25).
Quando será realizado o pagamento?
A data para o recebimento do Pix irá depender de quando foi realizado o envio das informações pelos municípios, do processamento dos dados e da confirmação dos dados pelo responsável familiar. O sistema de recebimento de informações por parte das prefeituras começou a operar no dia 22/05 e o sistema para confirmação dos dados pelas famílias está no ar desde o dia 27/05. Desde então o processo é realizado duas vezes na semana
Se houver mais dúvidas sobre o recebimento e as inscrições no Auxílio Reconstrução, é aconselhável que o cidadão acesse o portal de dúvidas oficial do programa do Governo Federal. Basta acessar o site GOV e tirar suas dúvidas de maneira segura e eficaz.
Para obter mais informações sobre o recebimento do Pix e as inscrições no Auxílio Reconstrução, é recomendado que os cidadãos acessem o portal oficial de dúvidas do novo auxílio social. Além disso, os cidadãos podem obter mais informações sobre as doações para o RS nos canais oficiais do governo federal.