Os trabalhadores do país estão contando os dias para o próximo feriado. Essas datas fazem surgir sentimentos positivos na população, que aproveita o dia de folga para realizar diversas atividades impossibilitadas de acontecer durante os dias habituais de atividade laboral.
No mês passado, os brasileiros não conseguiram aproveitar qualquer feriado, visto que o Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes ou simplesmente Tiradentes, celebrando no dia 21 de abril, caiu em um domingo. Por isso, a espera por uma nova folga vem mexendo com o imaginário dos trabalhadores nas últimas semanas.
Em resumo, as folgas em dias úteis são muito positivas para os brasileiros, pois permitem a realização de atividades que, normalmente, o trabalhador não consegue realizar devido ao trabalho, como descanso e visita a amigos e familiares, por exemplo.
A saber, os brasileiros terão seis feriados nacionais até o final do ano, mas apenas três deles vão cair em dia útil. Isso quer dizer que os trabalhadores que normalmente folgam no final de semana não irão ganhar novas datas para descansar em quatro ocasiões em 2024.
Essa situação é completamente diferente do que aconteceu em 2023, quando diversos feriados caíram na segunda ou na sexta-feira, permitindo um descanso prolongado aos brasileiros. Além disso, outras três datas comemorativas caíram na quinta-feira, e diversas pessoas conseguiram folgar por ainda mais dias no país, imprensando o dia de trabalho.
Confira quando será o próximo feriado do país
Os trabalhadores do Brasil que gostam de feriados não terão muitos motivos para comemorar em 2024. Isso porque o próximo feriado nacional só vai acontecer daqui há três meses e meio, apenas em setembro. Aliás, confira a lista dos próximos feriados nacionais em 2024:
- 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (sábado): Finados;
- 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República;
- 20 de novembro (quarta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quarta-feira): Natal.
Dos feriados nacionais, apenas a Proclamação da República dará chance de feriadão prolongado, pois cai em uma sexta-feira. No entanto, os demais feriados vão cair no meio da semana, permitindo a folga dos brasileiros apenas naquele dia específico, ou mesmo no final de semana.
Saiba mais sobre o dia de Corpus Christi
A data de Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica e celebra a comunhão. Em suma, a data não é fixa, mas ocorre 60 dias depois da Páscoa, sempre em uma quinta-feira.
Por falar na Páscoa, esta tem uma data móvel porque está ligada à páscoa judaica. Segundo o judaísmo, a data deve ser comemorada entre os dias 14 e 21 do mês de Nissan, pois estes dias começam com a primeira lua cheia da primavera.
A saber, o mês de Nissan é o primeiro mês do calendário hebraico bíblico, porque o povo de Israel saiu do Egito nesse mês, e ele cai entre os dias 22 de março e 25 de abril. Logo, a Páscoa pode ser comemorada no Brasil em qualquer uma destas datas.
Vale destacar que, desde o ano 325, por decisão do Concílio de Niceia, a Páscoa cristã passou a ser celebrada no domingo posterior à primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte. Em outras palavras, a Páscoa acontece conforme a lua cheia, assim como o dia de Corpus Christi, que ocorre 60 dias depois da Páscoa.
Em 2024, a data vai cair no dia 30 de maio, ou seja, na próxima quinta-feira. Na data, as missas realizadas em todo o país oferecem a hóstia, simbolizando o corpo de Jesus Cristo.
Corpus Christi é feriado no Brasil?
Para os trabalhadores que pensam em aproveitar esse feriado, é preciso que haja atenção. Na verdade, Corpus Christi não é um feriado nacional. A data é considerada um ponto facultativo, ou seja, os patrões não possuem a obrigação de dar folga aos trabalhadores.
Mesmo que essa notícia não anime as pessoas, cabe salientar que a data é feriado em apenas 14 capitais. Veja quais são:
- Belo Horizonte (MG);
- Boa Vista (RR);
- Campo Grande (MS);
- Curitiba (PR);
- Goiânia (GO);
- Maceió (AL);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- Porto Alegre (RS);
- Salvador (BA);
- São Luís (MA);
- São Paulo (SP);
- Teresina (PI);
- Vitória (ES).
Nestes locais, apenas os serviços essenciais deverão funcionar no dia de Corpus Christi. Contudo, nas demais capitais, a data é considerada um ponto facultativo. Inclusive, o Governo Federal também considerou o dia 31 de maio como ponto facultativo. Logo, os servidores públicos poderão aproveitar um feriadão prolongado.
Cabe salientar que o calendário anual também considera o dia 28 de outubro (segunda-feira) como ponto facultativo, pois se trata do Dia do Servidor Público.
Diferenças entre feriado nacional e ponto facultativo
Muita gente confunde estes termos, mas eles são bem diferentes. Em primeiro lugar, vale destacar que os feriados nacionais são previstos em lei federal. Dessa forma, estas folgas valem para todo o território nacional.
Por outro lado, os pontos facultativos não possuem essa especificação. Estes dias só serão considerados feriados se houver lei estadual ou municipal que considere a data como tal.
Diante disso, a situação dos trabalhadores pode ser diferente de um município para o outro. Isso porque alguns municípios e estados podem determinar em lei a folga do trabalho nos pontos facultativos, transformando-os em feriados locais. Já outros locais podem optar pelo trabalho normal, sem dar aos trabalhadores o direito à folga.