A espera pela consulta do novo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está perto do fim! As pessoas só terão que esperar mais alguns dias para que a Receita Federal libere as consultas ao valor a ser restituído no país.
Quem está atento ao fisco, esperando a hora de conferir essa informação e saber se foi contemplado pelo primeiro lote regular deste ano só precisa esperar até a próxima sexta-feira (24). A partir das 10 horas daquele dia, a Receita vai liberar as consultas, permitindo que os contribuintes tenham uma semana para analisarem sua situação.
Tradicionalmente, o fisco libera a consulta aos contemplados apenas uma semana antes da data do pagamento das restituições. Dessa forma, as pessoas só podem consultar os lotes, conferindo se foram contempladas com o pagamento do imposto, uma semana antes do repasse, ao menos essa é a regra geral.
Esse prazo é dado aos contribuintes para que eles tenham conhecimento se foram ou não contemplados, antes mesmo do pagamento da restituição. Caso a resposta seja negativa, a pessoa terá alguns dias para entender o motivo da decisão do fisco e, então, solicitar alguma reavaliação sobre sua situação.
Veja como consultar o lote de restituição do IRPF
Os contribuintes que estavam ansiosos pelo lote de restituição do IRPF só terão que seguir quatro passos simples. Dessa forma, poderão descobrir se terão direito a algum valor ou se isso não acontecerá.
Confira abaixo as etapas para consultar os dados:
- Acesse o site da Restituição do Imposto de Renda;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione o campo “Consultar Restituição”.
Além disso, o contribuinte ainda poderá acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Cabe salientar que as pessoas podem realizar uma consulta completa da situação das suas declarações. Para isso, só precisam acessar o extrato de processamento pelo e-CAC, conferindo se existe alguma pendência ou erro nos documentos.
Quem terá direito à restituição do imposto de renda?
A Receita Federal ainda não revelou quantos contribuintes serão contemplados com o primeiro lote regular de 2024. Entretanto, vale destacar que esse lote atenderá preferencialmente as pessoas com algumas prioridade legal, como os idosos e os contribuintes com alguma deficiência física ou mental.
Além disso, a Receita também vai pagar a restituição do IRPF a 900 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Os gaúchos foram incluídos no grupo prioritário do 1º lote de restituição do imposto de renda devido aos impactos causados pelas fortes chuvas e enchentes que afetaram o estado nas últimas semanas.
Aliás, cabe salientar que a Receita Federal já informou as datas definidas para o pagamento dos lotes regulares em 2024. Confira abaixo quais são:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Mais de 1,3 milhão caíram na malha fina em 2023
Em 2023, a Receita Federal recebeu quase 43,5 milhões de declarações, número que superou as estimativas do fisco. Segundo a Receita, 1.366.778 de contribuintes caíram na malha fina do IRPF 2023, ano-base 2022. Em outras palavras, 3,1% do total de declarações enviadas continham alguma inconsistência nas informações apresentadas.
Por falar nisso, os principais motivos que fizeram os contribuintes caírem na malha fina foram:
- 58,1% – Deduções da base de cálculo, com destaque para despesas médicas, que responderam por 42,3% do total;
- 27,6% – Omissão de rendimentos referentes a titulares e dependentes;
- 10% – Diferença de valores informados do IRPF, entre Dirf e DIRPF;
- 4,3% – Diferença entre valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores recolhidos de fato.
Vale destacar que a liberação das restituições de declarações com alguma inconsistência só ocorre após o próprio cidadão corrigir os problemas. Apenas após esse passo, e com a pessoa apresentando a comprovação de correção da sua declaração, que o documento sai da malha fina.
Receita ainda recebe declarações do imposto de renda
A Receita começará a realizar a restituição do IRPF 2024 no dia 31 de maio, mas, até lá, o Fisco continuará recebendo declarações do imposto de renda. Ainda há milhões de pessoas que não enviaram o documento e correm o risco de terem dor de cabeça no futuro.
Em síntese, os contribuintes têm 10 dias para entregarem a declaração do IRPF 2024. Portanto, as pessoas que estão obrigadas a enviarem o documento devem ficar atentas para não perderem o prazo, uma vez que o atraso do envio da declaração do imposto de renda poderá gerar a cobrança de multa.
As pessoas podem utilizar o programa do imposto de renda, disponibilizado pela Receita Federal. Para isso, os contribuintes deverão baixar e instalar o programa no computador para preencher e enviar a declaração do imposto de renda.
Só é possível realizar o preenchimento online, direto pela internet, se a pessoa tiver uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. As pessoas que não têm a conta, devem se cadastrar, pois essa é a única forma de preencher a declaração online. Já os brasileiros que têm conta nível bronze devem elevá-lo para realizar o procedimento.
Por fim, também é possível instalar o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível na App Store ou Google Play, no seu smartphone.