A numismática é a prática de estudar e colecionar moedas e cédulas. Existem muitos adeptos dessa atividade pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil. Aqui, aliás, numismática ganhou particular popularidade nos últimos anos; isso fez com que o mercado de compra e venda de moedas raras ficasse ainda mais movimentado.
Vendendo moedas online
Existem várias formas diferentes de vender moedas diretamente pela internet, e qualquer um pode fazer isso. Caso você encontre uma moeda rara em sua posse e não tenha a intenção de se tornar um colecionador, vendê-la pode ser uma boa opção.
Muitas vezes, moedas aparentemente comuns, de pouco valor nominal, poderão render aos vendedores quantias um tanto quanto acima da média. Determinadas peças chegam a valer centenas de reais; outras podem até mesmo chegar na casa dos milhares.
Avaliação das moedas
Antes de colocar uma moeda à venda, no entanto, existe uma outra questão muito importante. É preciso saber quanto pedir pela sua moeda. Essa não necessariamente é uma tarefa fácil, mas existem algumas maneiras de tentar driblar essa dificuldade e chegar até um valor aproximado.
Pesquise
A primeira dica é simplesmente pesquisar. Existem muitos sites especializados em numismática disponíveis na internet para qualquer um acessar. Muitos deles contém material útil para quem está afim de se aprofundar nesse complexo universo.
Uma boa forma de tentar mensurar o valor de uma moeda é acessando catálogos online e conferindo dados importantes como, por exemplo, número de exemplares emitidos ou até material usado na composição das moedas. Confira abaixo algumas recomendações de sites:
Compare preços
Outra forma de tentar chegar a um preço aproximado é buscar por moedas que sejam aparentemente “iguais” ou muito semelhantes às suas e que estejam também à venda na internet. Ao fazer isso você poderá comparar o preço que os outros usuários estão pedindo e fazer uma média.
Lembre-se de ler as descrições das publicações para garantir que a moeda que você está usando de base realmente se assemelha com a sua em grande parte. Isso é importante porque, em muitos casos, pequenos detalhes poderão fazer com que o valor de uma moeda varie bastante.
Auxílio profissional
Por fim, temos a opção mais recomendada, em especial para aquelas pessoas que não têm grande familiaridade com o mundo da numismática: entrar em contato com um profissional. Essa é a forma mais assertiva de chegar até um valor justo pela sua moeda.
Você pode fazer isso contatando casas de leilões, lojas virtuais especializadas ou até numismatas avulsos pelas redes sociais. Essas avaliações muitas vezes são feitas de forma totalmente gratuita, então não é preciso se preocupar quanto a isso.
Plataformas de venda
Quando já tiver um valor em mente, é hora de fazer o seu anúncio. Existem opções bastante variadas para isso. Caso você tenha descoberto que sua moeda pode ser particularmente valiosa, a melhor alternativa seria fazer a venda junto a uma casa de leilão.
No entanto, se você acredita que sua moeda não é tão dramaticamente valiosa, mas ainda pode render alguma quantia, você pode fazer a venda por conta própria juntando-se, por exemplo, a comunidades nas redes sociais focadas na compra e venda de itens colecionáveis, como os grupos temáticos do Facebook.
Também, é claro, não podemos deixar de citar plataformas como o Mercado Livre, OLX, Shopee e outras semelhantes. Esses marketplaces são bastante populares entre o público geral, sendo comumente usadas para venda de moedas e outros objetos dessa natureza.
Independente da escolha que você fizer, lembre-se que é importante tirar fotos de boa qualidade e colocar todas as informações possíveis na descrição do anúncio da sua moeda, especialmente aquelas que são mais importantes para os potenciais compradores, como estado de conservação e características únicas.
Exemplos de moedas raras
Muito bom eu tenho algumas moedas
Muito bom suas espricacois