O Nubank têm utilizado a tecnologia e a inteligência artificial para melhorar a experiência de seus clientes, especialmente no que diz respeito ao atendimento ao consumidor e ao desenvolvimento de produtos. Através de um processo contínuo de entender, aplicar e reavaliar as interações com os clientes, o Nubank usa dados para elaborar estratégias que resolvam as principais dificuldades dos usuários.
A inteligência artificial (IA) desempenha um papel importante na redução do tempo de resposta no atendimento, ajudando os agentes a entenderem mais rapidamente o problema do cliente e a encontrarem a resposta adequada. Isso não apenas acelera o processo, mas também melhora a satisfação do cliente.
Além disso, o Nubank prioriza a criação de uma marca forte através de inovações que simplificam a vida financeira dos usuários, tornando as interações financeiras mais transparentes e descomplicadas. A tecnologia, neste contexto, é usada para entender o comportamento dos consumidores, permitindo que o Nubank adapte suas estratégias de marketing e produto.
Como o Nubank aplica a IA?
Como já dito anteriormente, o banco digital Nubank aplica inteligência artificial de várias maneiras para aprimorar a experiência do usuário, abrangendo desde o atendimento ao cliente até o desenvolvimento de novos produtos financeiros. As soluções baseadas em IA do Nubank ajudam a prever e entender as necessidades dos clientes, o que facilita a personalização dos serviços oferecidos.
Por exemplo, a IA pode ajudar a detectar padrões de fraude, proporcionando maior segurança nas transações. A inteligência artificial também pode otimizar a concessão de crédito, analisando rapidamente grande volume de dados para tomar decisões mais precisas e justas.
“Vemos oportunidades com os avanços da Inteligência Artificial, de nos tornarmos ‘IA first’ [IA primeiro]. Isso quer dizer que queremos embutir IA no maior número de soluções que a gente acredita que faz sentido, porque acreditamos que isso vai trazer produtividade, alavancagem, velocidade, adaptabilidade e customização para o cliente. Então, estamos colocando IA, cada vez mais, como o grande centro de como a gente pensa em entregar valor para o cliente” disse Vitor Olivier, Diretor de Tecnologia (CTO) do Nubank.
Vitor Olivier expressa uma visão positiva sobre o uso de inteligência artificial (IA) no Nubank, apesar de suas críticas ao uso comum dessa tecnologia focado em lucro em outras organizações. Ele destaca como o banco digital utiliza IA de uma maneira que realmente beneficia seus clientes, diferenciando-se de empresas que priorizam o lucro acima de tudo.
Olivier acredita que a IA, quando usada de maneira ética e orientada para o cliente, pode melhorar a experiência do usuário, oferecendo conselhos e soluções personalizadas que são verdadeiramente úteis, ao invés de manipuladoras. Esta abordagem não só melhora a relação com os clientes, mas também sustenta uma visão de longo prazo para o crescimento da empresa.
Sobre o banco digital
Desde o seu lançamento, o Nubank tem se expandido para incluir uma variedade de serviços financeiros, incluindo empréstimos pessoais, seguros e soluções de investimento. Sua plataforma é projetada para eliminar burocracias típicas de bancos tradicionais, utilizando tecnologia para melhorar o acesso e a gestão financeira.
Com milhões de clientes na América Latina, o Nubank continua a crescer, influenciando as práticas bancárias na região e incentivando a inclusão financeira. Sua estratégia foca não apenas em crescimento e inovação, mas também em construir uma relação de confiança com seus usuários.