Ao contrário do que poderia supor o senso comum, moedas antigas não são necessariamente sinônimo de moedas raras. Muitas moedas do Plano Real, aliás, valem verdadeiras fortunas Algumas chegam até mesmo na casa dos milhares de reais.
A numismática é a ciência que estuda moedas, cédulas e medalhas, bem como outros objetos dessa natureza. Os entusiastas desse curioso universo desembolsam valores que surpreendem para adicionar novas novos itens a seus acervos. O valor de uma moeda vai variar de forma significativa a depender de uma combinação de fatores.
Aprenda aqui como identificar moedas raras
Existem algumas dicas que são úteis para quem quer ter uma ideia de como identificar moedas potencialmente raras. De maneira geral, essas moedas costumam ter algumas características específicas. Por exemplo, elas são mais escassas do que a maioria das moedas. Isso quer dizer certamente que foram emitidas em um número menor.
Há vários motivos diferentes para que isso ocorra. Em alguns casos, um determinado lote pode ser interrompido se for reconhecido algum tipo de problema com as moedas da série, como erros e cunhagem. Esses são os defeitos de fábrica que podem afetar uma moeda.
Moedas com erros de cunhagem
Veja abaixo alguns exemplos de moedas com erros de cunhagens que são consideradas valiosas:
Moeda com disco descentralizado
Moeda com rotação de cunho ou reverso invertido
Moeda com disco cortado
Moeda com erros de design
Moedas comemorativas
Existe ainda a possibilidade da moeda integrar algum tipo de edição especial produzida de forma mais reduzida. Esse pode ser o caso das moedas comemorativas. As moedas comemorativas são comumente alvo de colecionadores em todo o mundo.
Um dos motivos é justamente a dificuldade de encontrá-las, já que elas tendem a ser emitidas em quantias menores. Essas moedas são lançadas para celebrar eventos específicos ou homenagear figuras históricas, e também possuem um visual um tanto quanto único. Isso porque costumam ter designers exclusivos, que visam refletir a ocasião celebrada.
Chegar a um valor exato pelas moedas não é uma tarefa tão simples. No entanto, há formas de tentar obter esse número. Você pode:
Consultar catálogos de moedas online que fornecem informações detalhadas, incluindo a tiragem do ano correspondente.
Pesquisar em plataformas de venda online por moedas semelhantes e observar os preços pedidos por outros vendedores.
Participar de comunidades e fóruns online dedicados à numismática.
Caso prefira, ainda há uma outra alternativa, ainda mais assertiva. Você pode simplesmente solicitar uma avaliação profissional. Existem muitos especialistas que oferecem esse tipo de serviço, vários deles, inclusive, o fazem de forma gratuita.
Os numismatas profissionais são as pessoas mais indicadas para essa missão porque eles já possuem maior experiência e podem reparar em detalhes que talvez passem despercebidos por pessoas leigas ou pouco familiarizadas com esse a área.
Se durante a sua pesquisa preliminar, você chegar a conclusão que pode ter consigo uma moeda significativamente rara e bastante valiosa, é ainda mais importante que você consulte alguém que entenda mais a respeito do assunto. Isso vai garantir que você que possa pedir um preço justo.
Sociedade Numismática Brasileira
A Sociedade Numismática Brasileira é uma entidade que reúne numismatas em todo o Brasil. Na página dessa sociedade, você encontra vários estabelecimentos como casas de leilões e lojas especializadas. É uma boa forma de encontra especialistas para pedir orientações.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok