Existe um movimentado o mercado de compra e venda de moedas raras em atividade no Brasil e no mundo. Os numismatas, como são chamados os colecionadores desses objetos, investem uma grana pesada em determinadas peças. As mais inusitadas e incomuns são as preferidas.
Nem todas as moedas raras são dramaticamente valiosas. Podemos dizer que a maioria delas valem dezenas ou centenas de reais. No entanto, existem algumas que chegam na casa dos milhares. Essa moeda que você está prestes a conhecer, aliás, é uma dessas.
Moeda rara que vale R$ 40 mil
Essa bela moeda de ouro do Brasil República está à venda por impressionantes R$ 40 mil no site especializado Numismática Vieira. O ano de cunhagem é um dos motivos por trás desse valor tão alto; 1859 é uma “data rara” de acordo com o que consta na página de venda dessa moeda.
Também é importante pontuar que ela está em ótimo estado de conservação. Esse é um outro fator que deve ser analisado quando estamos falando de moedas raras e colecionáveis. Quanto mais bem preservada, mais valiosa ela deverá ser.
Existe até mesmo uma escala utilizada para classificar as moedas quanto a seu grau de preservação. No caso dessa moeda que acabamos de ver, sua classificação é a segunda mais alta (Soberba). Veja abaixo a escala completa:
- Flor de Cunho (FC)
- Soberba (S)
- Muito Bem Conservada (MBC)
- Bem Conservada (BC)
- Regular (R)
- Um Tanto Gasta (UTG)
Enquanto a moeda Flor de Cunho é a mais brilhosa e bem preservada, a moeda que se encaixa na categoria Um Tanto Gasta poderá deixar de ser colecionável em razão de sua má condição física.
O que torna as moedas raras e valiosas
De maneira geral, podemos afirmar que moedas produzidas em menores quantidades são as mais raras e, portanto, as mais valiosas e desejadas. Existem muitos motivos pelos quais uma moeda pode ter uma tiragem abaixo do normal.
Entre as razões para que isso ocorra podemos citar mudanças políticas ou monetárias significativas, bem como problemas no lote que levem a interrupção precoce da produção de uma determinada série. Além disso, também há a questão das moedas comemorativas.
Moedas comemorativas
As moedas comemorativas são edições especiais cunhadas para celebrar acontecimentos específicos. Essas moedas se diferenciam das demais pois na maior parte das vezes apresentam um design exclusivo. Por se destacarem em relação a moedas de circulação comum, essas peças acabam ganhando certo prestígio e podem ser altamente valorizadas pelos colecionadores.
Avaliação de moedas
Para avaliar uma moeda é preciso algum nível de conhecimento prévio. Se você não tem familiaridade com esse universo, uma opção é procurar por informações em sites especializados no assunto. Você pode, por exemplo, consultar catálogos online ou frequentar a comunidades e fóruns voltados para numismática.
Se estiver encontrando dificuldades, ainda há uma outra dica que pode ser bastante útil. Acesse um canal de vendas – como o Mercado Livre ou OLX – e procure por moedas que sejam parecidas com a sua. Assim você poderá ter uma ideia dos valores pedidos por peças similares.
Outra opção é entrar em contato com especialistas para pedir uma avaliação profissional. Essa alternativa é mais indicada especialmente para pessoas que acreditam ter moedas significativamente valiosas. Muitas casas de leilão online e outras lojas virtuais especializadas em moedas raras poderão ajudar você com essa tarefa.
Sociedade Numismática Brasileira
A Sociedade Numismática Brasileira (SNB) é uma organização que atua desde a década de 20 na divulgação da numismática no Brasil. Eles organizam eventos diversos e possuem em sua página uma seção que lista todos os seus colaboradores. Nessa aba você poderá encontrar algumas opções de profissionais para consultar e, se assim desejar, eles também poderão ajudar você no processo de venda da sua moeda.