Em um esforço para reduzir a fila de espera por perícias médicas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou uma diminuição de 46% no número de pessoas aguardando atendimento. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Previdência Social e solicitadas pelo jornal EXTRA, em setembro do ano passado, havia 1.178.123 requerentes na fila, número que caiu para 636.911 em maio deste ano.
O progresso é resultado do Programa de Enfrentamento à Fila, uma iniciativa do Ministério da Previdência Social. Durante uma reunião em Brasília, com a direção nacional e coordenações regionais do setor, o ministro Carlos Lupi destacou os avanços alcançados como um “resgate da pasta”.
Além da redução na fila, houve um aumento na celeridade dos atendimentos. Em setembro, foram realizadas 492.203 perícias presenciais, enquanto em abril deste ano, o número foi de 466.594. Apesar da redução de 5,2% na demanda de requisições entre esses meses, a aceleração dos processos indica uma melhora significativa no sistema de atendimento do INSS, proporcionando uma resposta mais rápida aos cidadãos que dependem desses serviços essenciais.
“O trabalho humanizado dos peritos está gerando, a cada dia, resultados cada vez mais positivos. Teremos desafios e resistências, mas a construção de soluções viáveis permanecerá com a ajuda de cada perito. É uma categoria muito qualificada e comprometida”, disse o ministro.
Redução do tempo de espera
O tempo médio de espera para agendamentos de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve uma diminuição notável, segundo informações repassadas pelo Ministério da Previdência Social ao portal EXTRA. Em setembro, o tempo médio de espera era de 70 dias, mas atualmente caiu para 39 dias, representando uma redução de 44% na espera.
Esta melhora é parte de um esforço contínuo para facilitar o acesso aos benefícios pelos segurados. Desde o ano passado, muitos podem requerer benefícios por meio de análise documental, e este ano, o processo incluiu a opção de telemedicina. Essas medidas visam não apenas acelerar o processo para aqueles que necessitam de perícias médicas presenciais, mas também simplificar o acesso aos benefícios de forma geral, tornando o sistema mais eficiente e menos oneroso para os cidadãos.
Atestmed do INSS
O INSS implementou o Atestmed, uma modalidade de análise documental que permite aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária de forma mais rápida e sem a necessidade de passar por uma perícia médica presencial. Essa inovação representa uma melhoria no processo de solicitação, oferecendo uma alternativa mais ágil para os requerentes.
O sistema foi criado para facilitar o acesso ao benefício com base na conformidade dos documentos médicos ou odontológicos fornecidos pelo solicitante. Caso os documentos não sejam suficientes para a concessão do benefício, o segurado será instruído a agendar uma perícia médica presencial.
É importante ressaltar que o benefício não será negado com base unicamente na análise documental. Os segurados podem iniciar o requerimento através do site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo Meu INSS, onde devem anexar a documentação médica indicativa da necessidade de afastamento das atividades habituais.
Essa modalidade também se estende a solicitações feitas pela Central 135, onde os requerimentos podem ser transformados em Atestmed, desde que o segurado forneça a documentação necessária para análise remota. Esta iniciativa do INSS visa não apenas acelerar o processo de concessão de benefícios, mas também aliviar a carga nos serviços de perícia presencial.