Você já pensou em fazer dinheiro vendendo moedas raras pela internet? Caso você tenha uma peça dessas consigo, pode ser uma forma interessante de faturar uma grana. Os colecionadores de moedas podem pagar quantias um tanto quanto surpreendente por esses itens.
O quanto cada moeda irá valer, exatamente, depende de uma série de fatores. Antes de mais nada, é preciso pontuar que, por via de regra, não existem preços fixos para as moedas, devendo, dessa forma, cada exemplar ser avaliado de forma individual. No entanto, é possível tentar identificar moedas potencialmente valiosas lesando alguns critérios em conta.
Como identificar uma moeda rara
Moedas com tiragem limitada tendem a ser mais raras e valiosas. Isso, é óbvio, porque moedas fabricadas em menor número são simplesmente mais escassas. Sendo assim, caso você possua uma moeda e acredita que ela possa ser rara, um dos primeiros passos a tomar é tentar descobrir a tiragem do ano correspondente.
Procure por características únicas, como erros de cunhagem ou variantes de design. Moedas comemorativas, por exemplo, costumam integrar o hall das raridades numismáticas. Elas são emitidas para celebrar eventos, pessoas ou datas importantes, e podem interessar aos colecionadores.
Além disso, existem ainda a questão do estado de conservação de uma moeda. Moedas em melhor estado tendem a ser mais valiosas do que aquelas em más condições, que estejam arranhadas, gastas e com outras marcas evidentes da ação do tempo.
Estado de conservação das moedas
Em geral, moedas em melhor estado de conservação tendem a ser mais valiosas. Isso porque elas têm uma aparência mais atraente, com detalhes nítidos e poucos sinais de desgaste, o que faz delas mais desejáveis para os colecionadores e aumenta seu valor de mercado.
Além disso, moedas mais bem cuidadas e preservadas são menos comuns do que aquelas em condições piores, especialmente quando se trata de moedas antigas. Como resultado, elas são mais valorizadas devido à sua escassez relativa.
Existe até mesmo uma escala usada pelos colecionadores para classificar as moedas com base em seu estado de conservação. Veja a ordem, do melhor para o pior estado:
- Flor de Cunho (FC): do inglês “estado de menta” (Mint), refere-se a uma moeda em estado de fábrica, sem sinais de manuseio, danos ou arranhões. Os detalhes da cunhagem são nítidos e completos.
- Soberba (S): moeda com desgaste muito pequeno, geralmente visíveis apenas em áreas específicas da cunhagem. Os detalhes são bem preservados e visíveis.
- Muito Bem Conservada (MBC): moeda com desgaste, que ainda mantém a maior parte dos detalhes visíveis.
- Bem Conservada (BC): uma moeda um pouco mais prejudica pela circulação, cujos detalhes estão começando a se desgastar, mas ainda são discerníveis.
- Regular (R): moeda com desgaste mais intenso, onde os detalhes estão desgastados e algumas características podem ser difíceis de identificar. O desgaste é evidente em toda a moeda. No entanto, é preciso ao menos 25% dos detalhes originais preservados.
- Um Tanto Gasta (UTG): desgaste extremo, os detalhes estão muito desgastados e quase apagados. Pode perder todo seu valor como item colecionável.
Como vender suas moedas online
Existem diferentes formas de vender suas moedas online. A primeira deles é acessando sites de casas de leilões e lojas virtuais especializadas. Há várias opções. Para começar, você ministrar sua própria pesquisa ou tentar alternativas populares como:
Além disso, outras alternativas mais simples incluem grupos de compra e venda nas redes socais ou comunidades online focadas nesse tema. No Facebook, por exemplo, uma opção é entrar na aba de grupos de pesquisar “moedas raras” e outros termos similares, e juntar-se aquela da sua preferência.
Por fim, considere utilizar plataformas famosas como Mercado Livre, OLX ou Shopee para fazer sua venda.