Há toda uma variedade de moedas raras que são altamente desejadas por colecionadores numismatas de todo o Brasil. Alguns deles podem pagar quantias um tanto quanto impressionantes por determinados itens. E o melhor de tudo é que você pode ser o vendedor.
Achar consigo uma moeda raríssima e valiosa não é algo comum. No entanto, mesmo que você não consiga uma fortuna através da venda de uma peça dramaticamente rara, é possível ganhar dezenas ou centenas vendendo moedas um pouco mais prováveis de serem encontradas por acaso.
Vendendo moedas na Mercado Live
Antes de mais nada, se você ainda não tiver uma conta, você precisará se cadastrar no Mercado Livre. Isso envolve fornecer algumas informações básicas, como nome, endereço de e-mail e criar uma senha. Com isso feito, você deverá publicar um anúncio exibindo suas moedas.
Ao criar o anúncio, use as fotos que você tirou e forneça uma descrição detalhada de cada moeda, incluindo informações como ano de cunhagem, estado de conservação e qualquer característica especial. Lembre-se: tente fazer fotos de alta qualidade e diferentes ângulos.
Fique atento para potenciais perguntas feitas pelos compradores. Um bom atendimento ao cliente pode ajudar a aumentar suas chances de venda. Quando for fazer o envio das moedas, certifique-se de embalá-las adequadamente para evitar danos durante o transporte.
Existem outras formas de vender moedas?
Sim, existem diferentes formas de vender moedas raras. Além do Mercado Livre, você pode usar outras plataformas semelhantes, como OLX, Shopee ou Enjoei, por exemplo. As orientação são basicamente as mesmas independente do canal de venda escolhido.
Redes sociais
Outra forma de vender moedas é usando as redes sociais. No Facebook existem vários grupos focados em compra e venda de moedas raras. Junte-se a uma dessas comunidades online para negociar suas peças com outros usuários.
Casas de leilões
Por fim, também pode-se vender moedas junto a casas de leilões e lojas virtuais. Essa opção é a mais indicada no caso da sua moeda ser particularmente valiosa. Para saber maiores detalhes acerca do processo de venda junto a esses especialistas entre em contato previamente.
Quanto cobrar por uma moeda
Determinar o preço justo para uma moeda rara é algo que demanda certa pesquisa. A primeira coisa a fazer, caso desconfie possuir uma moeda rara, é procurar por informações sobre ela na internet, em especial em sites como o Brasil Moedas e o Caravelas Coleções. Tem ainda o Moedas do Brasil, que conta com um catálogo de moedas brasileiras para consulta.
É importante ressaltar que o valor de uma moeda está diretamente ligado ao seu grau de raridade. Logo, moedas mais escassas tendem a valer mais. Isso pode ocorrer quando uma moeda:
- Possui uma tiragem menor: foi produzida em menor quantidade.
- É comemorativa: essas moedas são emitidas para celebrar eventos, datas ou pessoas; elas podem ser valiosas pois costumam apresentar designs exclusivos.
- Conta com uma característica única: como erros de cunhagem, como, por exemplo, na imagem abaixo:
Pesquise preços nas outras plataformas
Caso queira uma medida mais precisa, você pode buscar por moedas iguais ou parecidas com as suas e observar o preço pedido por elas. A melhor alternativa é fazer essa pesquisa no maior número de sites ou plataformas possíveis.
Avaliação especializada de uma moeda
Caso esteja em dúvida ainda, consulte um numismata profissional (que é um especialista em moedas). Existem serviços online que oferecem avaliações de moedas, onde você pode enviar fotos da sua peça para serem analisadas por especialistas.
É possível que algumas dessas avaliação sejam feitas perante o pagamento de uma taxa. No entanto, existem profissionais que a fazem de forma gratuita. Pesquise as diferentes opções antes de solicitar a avaliação da sua moeda.