Uma moeda produzida no ano de 2012 pode valer centenas de reais. No mundo da numismática, peças raras e inusitadas são consideradas verdadeiros tesouros. Os colecionadores podem desembolsar quantias impressionantes por esses objetos.
A moeda da qual estamos falando aqui é uma moeda comemorativa. Essas são aquelas moedas emitidas para celebrar eventos ou homenagear figuras importantes. Elas costumam ser distribuídas em quantidades mais limitadas e possuem designs exclusivos. Por isso, aliás, costumam ser tão valiosas.
Trata-se da moeda relativa a “entrega da bandeira Olímpica”. Muitas moedas foram cunhadas em razão dos Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, essa daqui parece ser particularmente desejada pelos numismatas. Observe a imagem; esse exemplar está à venda no site TN Moedas por R$ 199.
Apesar do valor já ser considerável, é possível encontrar a mesma moeda sendo vendida por valores ainda maiores. No site Numismarket, por exemplo, achamos uma outra unidade por R$ 350. No entanto, existe uma pequena diferença entre as moedas que nos ajuda a entender a variação de preço. Veja abaixo a imagem do exemplar do site Numismarket.
Preste atenção na palavra “real”, no reverso da moeda. Se você olhar com atenção, verá que existe nela uma pequena duplicação, especialmente evidente nas letras “A” e “L”. Esse é um tipo de erro de fabricação, coisa que pode influenciar o valor de uma moeda.
Erros de cunhagem nas moedas
Erros de cunhagem são falhas que podem impactar a aparência de uma moeda. Existem vários erros conhecidos e que são chamativos e atrativos para quem coleciona moedas. Basicamente, moedas assim podem valer mais porque tais erros não são comuns, de maneira geral.
Isso quer dizer que moedas que os possuem serão mais difíceis de serem encontradas. No caso da moeda da bandeira, o que acontece é o seguinte:
- A primeira moeda é valiosa por ser uma moeda comemorativa, com visual diferenciado e emitida em menor número.
- A segunda moeda, além de ter as particularidades da primeira, tem também o bônus do defeito de fábrica. Ou seja, ela junta duas características potencializadoras de valor.
Avaliação de moedas raras
Conforme foi demonstrado aqui, é nítido que existe a necessidade de avaliar cada unidade de forma separada. Isso porque moedas aparentemente “iguais” ou muito semelhantes podem ter preços um tanto quanto diferentes.
Caso você desconfie estar em posse de uma moeda rara, a primeira coisa é fazer uma pesquisa preliminar na internet para obter maiores informações. Uma boa forma de fazer isso é buscar a moeda em questão em um catálogo de moedas para consultar a tiragem do ano correspondente.
Existem vários sites que podem ser usados para consultas, como o Moedas do Brasil. Além desse, outras opções incluem o Caravelas Coleções, o Brasil Moedas e a Sociedade Numismática Brasileira. Essa última, também chamada de SNB, é uma entidade sem fins lucrativos que visa a divulgação da numismática no Brasil.
Análise especializada
Para chegar até um preço exato pela sua moeda, recomenda-se que você solicite ajuda profissional. Muitas casas de leilões e lojas virtuais oferecem serviços de avaliação de moedas e cédulas. Essa é uma maneira mais garantida de pedir um valor justo. Várias desses especialistas poderão fazer isso sem cobrar nada.
Comparação de preços
No entanto, se preferir tentar por conta própria, uma dica útil é buscar por moedas iguais ou semelhantes as que você possui e verificar quanto os outros compradores estão pedindo por elas. Isso vai permitir que você tenha uma noção melhor de valores. Pesquise em:
- Lojas numismáticas.
- Grupos e comunidades focadas em compra e venda de moedas raras nas redes sociais.
- Plataformas de e-commerce como Mercado Livre, Shopee ou OLX, por exemplo.