Já imaginou vender uma moeda por R$ 10 mil? Esse valor impressiona, mas não chega a ser incomum dentro da numismática. Essa é a ciência que se dedica a estudar e entender a história por trás de moedas, medalhas e cédulas. Muitos colecionadores desembolsam verdadeiras fortunas por determinadas peças.
Essa moeda que você vai conhecer a seguir é um exemplo de moeda rara e valiosa. Ela está à venda por incríveis R$ 10 mil no site especializado Numismática Castro. Trata-se de uma moeda do ano de 1918, cujo valor facial é equivalente a 20 Réis.
No entanto, seu alto valor não reside em sua idade. Na verdade, moedas antigas, ao contrário do que poderia imaginar o senso comum, não são necessariamente raras. O que torna essa moeda tão valiosa são outros dois fatores:
- Um curioso erro de cunhagem.
- Seu bom estado de conservação.
Observe:
Moedas raras: entenda o valor
O valor das moedas raras pode ser influenciado por uma variedade de fatores. No caso dessa aqui apresentada, conforme indicado mais cedo, seu erro de fabricação altamente chamativo e seu elevado grau de preservação são a força motriz por trás desse valor tão alto.
Erros de cunhagem, por via de regra, não são exatamente comuns. Isso faz com que moedas que os possuam chamem atenção dos colecionadores. Ainda mais quando o erro é tão evidente e afeta de maneira significativa o visual da moeda.
A questão do estado de conservação também é muito importante. Moedas bem conservadas são mais valiosas que moedas gastas. Isso é algo ainda mais relevante quando a moeda tem uma idade elevada. Conforme pontuado, o fato da moeda ser antiga, por si só, não a torna automaticamente valiosa. No entanto, uma moeda antiga e muito bem conservada pode atrair, e muito, os numismatas.
Moedas antigas nem sempre vão ser raras (pois podem ter sido produzidas em números elevados à época, não sendo tão difíceis de serem encontradas); entretanto, moedas de décadas ou séculos atrás normalmente estão já desgastadas devido a circulação. Além, é claro, do óbvio apelo estético que uma moeda brilhosa e bem cuidada possui.
Avaliação da moeda
O preço cobrado por uma moeda pode variar muito, como você foi capaz de notar. Isso porque cada exemplar deve ser observado de forma individual, principalmente por conta da questão do estado de conservação. Além disso, o preço cobrado também pode mudar a depender do vendedor.
Caso você não tenha familiaridade com o mundo da numismática, mas acredita que possa ter uma moeda rara, a primeira coisa a ser feita é buscar informações sobre ela. Acesse catálogos online e outros sites especializados no assunto, como:
Caso prefira, também é possível pedir uma avaliação profissional. Essa avaliação pode ser feita por casas de leilões ou lojas virtuais, por exemplo. Algumas delas podem cobrar pequenas taxas; outras oferecem o serviço de forma gratuita.
Vendendo suas moedas
Quando tive um valor para sua moeda, é hora de vendê-la. Você tem várias opções. Se sua peça for particularmente valiosa, um leilão pode ser a alternativa mais adequada. Para moedas mais comuns, porém, você pode:
- Ingressar em grupos ou comunidades nas redes sociais com foco em compra e venda de moedas raras.
- Negociar diretamente com numismatas autônomos, também pelas redes sociais.
- Usar marketplaces conhecidos do grande público para fazer a venda, como Mercado Livre ou OLX.
Lembre-se: independente da opção escolhida, você deve publicar fotos de alta qualidade da sua moeda, se possível de diferentes ângulos. Também forneça uma descrição detalhada, sem deixar de fora nenhum dado importante e que possa interessar ao comprador.