Algumas cédulas – ou notas – podem valer muito mais do que você imagina. Esse é o caso da cédula que você verá a seguir. Ela tem valor nominal de R$ 100, mas devido a suas características raras, pode valer até quatro vezes mais, chegando na casa dos R$ 400.
Essa cédula está à venda por esse exato valor no site especializado Numismarket. Trata-se de uma unidade fabricada no ano de 2006, que conta com as assinaturas de Guido Mantega e Henrique Campos Meirelles. Observe os dois lados da cédula abaixo:
Na página de venda, ainda consta uma outra informações importante: o estado de conservação da nota. Ela está classificada como “Sob/Fe” (ou “S/FE”).
Estado de conservação de uma cédula
O estado de conservação é uma consideração importante na hora de determinar o valor de uma cédula ou moeda rara. Existe até mesmo uma escala usada pelos colecionadores para classificar as notas de acordo com o seu grau de preservação. Veja:
- Flor de Estoque (FE): estado praticamente novo, sem sinais de desgaste visíveis. A cédula tem uma aparência bonita e bem cuidada, sem grande marcas de manuseio.
- Soberba (S): uma cédula em excelente estado de conservação, próxima ao estado de Flor de Estoque, mas pode apresentar pequenas imperfeições, como dobras leves ou marcas de manuseio.
- Muito Bem Conservada (MBC): um estado de conservação entre Bem Conservada e Soberba. A cédula pode ter alguns sinais de desgaste, mas ainda mantém a maioria de seus detalhes originais.
- Bem Conservada (BC): a cédula tem um desgaste moderado, mas os detalhes estão relativamente bem preservados. Pode haver dobras mais pronunciadas, pequenas rasuras ou marcas de manuseio visíveis.
- Regular (R): essa já é uma cédula que está desgastada e mostra sinais claros de uso e manipulação. As dobras são mais pronunciadas, e os detalhes podem estar desgastados.
- Um Tanto Gasta (UTG): uma cédula muito desgastada e danificada, com dobras evidentes, rasgos, manchas ou outras imperfeições. Os detalhes estão comprometidos, e a cédula pode estar em condições inadequadas para coleção, perdendo todo seu valor dentro da numismática.
A classificação que atribuída a nota em questão (Sob/Fe) é uma espécie de “classificação intermediária” que pode ser usada e alguns casos. Basicamente aponta que a cédula está entre Soberba e Flor de Cunho, indicando um elevado grau de conservação.
O que é a numismática
A numismática é o estudo e coleção de moedas, medalhas e notas. Apesar de já ser uma ciência antiga e amplamente praticada pelo mundo, a numismática parece ter adquiro particular popularidade nos últimos anos, ao menos no Brasil.
Além de um hobby, essa também pode ser uma fonte de renda (para especialistas) e até mesmo uma forma de investimento a longo prazo. Dentro desse universo, determinados objetos são especialmente atrativos, por razões que variam.
O que torna uma cédula valiosa
Se uma cédula foi produzida em quantidades limitadas, por exemplo, ela automaticamente pode ser tida como um item mais escasso, o que aumenta seu valor. Além disso, cédulas com erros de impressão, como cores erradas, alinhamentos incorretos, ou falta de elementos podem ser valiosas devido à sua singularidade.
A demanda também é um fator que pode influenciar no quão valiosa será uma cédula. Algumas notas são mais procuradas pelos colecionadores no geral, o que as tornam mais proeminentes e caras. Cédulas com designs únicos, variantes de impressão, ou características especiais também podem ser particularmente desejáveis.
Existem vários sites que são focados em compra e venda de cédulas e moedas, que também divulgam material numismático para consulta e estudo. Algumas indicações interessantes para quem quer se aprofundar nesse mundo incluem: