As moedas comemorativas são valiosas por várias razões. Muitas moedas comemorativas são emitidas em edições limitadas, o que as torna relativamente raras em comparação com as moedas comuns em circulação. A escassez pode aumentar sua demanda entre os colecionadores.
Além disso, essas moedas geralmente apresentam designs exclusivos que celebram eventos importantes, figuras históricas ou elementos culturais. Esses designs atraentes e significativos adicionam valor estético à moeda, emprestando singularidade à peça.
Conheça algumas moedas comemorativas
As moedas comemorativas são temáticas, visando homenagear pessoas ou acontecimentos relevantes. Essa moeda que você vê na imagem foi cunhada em razão da entrega da bandeira Olímpica.
Já essa segunda visa a celebração do centenário de Juscelino Kubitschek.
A seguinte, comemora o centenário da abolição da escravatura.
Mas afinal de contas, quanto vale cada uma dessas moedas?
Entenda o valor das moedas raras
O valor de cada moeda é uma determinação complexa de ser feita. A verdade é que não existe um valor fixo para as moedas; cada exemplar deve ser observado de forma separada e, para além disso, o preço cobrado também varia a depender da plataforma.
A maneira mais assertiva de mensurar o valor por uma peça é por meio de uma consulta a um especialista. Há muitas casas de leilões, lojas virtuais e outros profissionais autônomos que poderão oferecer esse serviço, que em muitos casos, é de graça.
Caso prefira, no entanto, você pode buscar também pode fazer uma pesquisa por conta própria para tentar chegar a um número. Você pode começar fazendo buscas em sites como:
Estado de conservação das moedas
Outra consideração importante na hora de chegar a um valor diz respeito ao estado de conservação de uma moeda. Moedas bem conservadas sempre vão ser mais valiosas. Existe, aliás, uma escala usada para classificar as moedas de acordo com o grão de preservação de cada uma. Veja:
- Flor de Cunho (FC): moedas não apresentam nenhum sinal de desgaste, manchas, arranhões ou imperfeições. Elas são praticamente como novas e são altamente valorizadas pelos colecionadores.
- Soberba (S): Moedas que estão em excelente estado de conservação, muito próximas à condição de Flor de Cunho, mas podem ter pequenas imperfeições em partes específicas do relevo.
- Muito Bem Conservada (MBC): moedas que têm u pouco mais de desgaste, mas ainda mantêm a maioria de seus detalhes visíveis (70%).
- Bem Conservada (BC): moedas que podem ter perdido detalhes em áreas de maior atrito, mas ainda são reconhecíveis e podem ser identificadas facilmente, com 50% dos detalhes originais presentes.
- Regular (R): essas são moedas que podem estar bastante gastas, com detalhes apagados e perda de definição. Já não são tão valiosas, por via de regra;
- Um Tanto Gasta (UTG): moedas que estão muito gastas e danificadas, com detalhes quase completamente apagados. Elas têm pouco ou nenhum valor colecionável, exceto em casos de raridade extrema.
Vendendo sua moeda
Caso você tenha uma moeda que acredite ser rara, pode vendê-la pela internet. Existem diferentes formas de fazer isso. A primeira delas é entrando em contato com canais especializados (leilões, sites numismáticos, etc). Essa é uma boa opção em especial se sua moeda for significativamente valiosa.
Também existem outras opções: você pode usar grupos em redes sociais (como o Facebook) que são focados na compra e venda de moedas raras, ou até mesmo em marketplaces populares, como OLX, Mercado Livre e Shopee.
Quando for anunciar suas moedas, lembre-se de tirar fotos de diferentes ângulos. É importante que as fotos tenham uma boa qualidade. Lembre-se também de fornecer uma descrição detalhada sobre a moeda que você possui.