Na última sexta-feira (3), a Caixa Econômica Federal anunciou uma medida de suporte às pessoas afetadas pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul. O banco informou que permitirá o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os cidadãos atingidos pelos recentes eventos climáticos.
Como parte desse esforço, a Caixa enviará especialistas para prestar apoio técnico às prefeituras locais na liberação dos valores referentes ao saque calamidade. Essa iniciativa visa facilitar e agilizar o acesso aos recursos financeiros necessários para ajudar as comunidades afetadas a se recuperarem dos danos causados pelas enchentes.
Apoio para vítimas no RS
A Caixa Econômica Federal divulgou em comunicado que, após a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, os cidadãos não precisarão se dirigir a uma agência para realizar o saque. Em vez disso, poderão efetuá-lo através do aplicativo FGTS em seus dispositivos móveis, tornando o processo mais acessível.
Além disso, na área da habitação, o banco oferece suporte adicional aos afetados. Foi informado que é possível solicitar uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. Os clientes interessados devem fazer a solicitação para usufruir desse benefício.
Adicionalmente, para clientes inadimplentes, há a possibilidade de incorporar as prestações em atraso no saldo devedor, proporcionando uma alternativa para regularizar a situação financeira. Mais informações sobre como acessar esses benefícios podem ser obtidas nos canais de atendimento da Caixa.
Saque calamidade do FGTS
O saque calamidade do FGTS é uma medida que permite que os trabalhadores possam sacar parte do saldo de sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em casos de calamidade pública ou situação de emergência. Para isso, a situação de calamidade precisa ser reconhecida pelo município por meio de uma portaria do governo federal.
Desse modo, os municípios devem apresentar à Caixa Econômica Federal uma declaração das áreas afetadas, comprovando a situação de calamidade pública ou emergência. Essa declaração é uma forma de oficializar a necessidade de assistência financeira para os residentes locais afetados por desastres naturais ou outros eventos catastróficos.
Assim que o reconhecimento da situação de calamidade ou emergência é confirmado pelo governo federal e a documentação adequada é fornecida à Caixa, os trabalhadores residentes nessas áreas têm o direito de sacar parte do saldo do FGTS. Esse dinheiro pode auxiliar na recuperação dos danos causados pela adversidade.
O valor disponível para saque é o saldo existente na conta do FGTS na data em que a solicitação for feita. Esse saque está limitado a um máximo de R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) por evento reconhecido como desastre natural. É importante observar que o intervalo entre um saque e outro não pode ser inferior a doze meses.
Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador precisa acessar o aplicativo e navegar até a seção “Meus Saques”. Dentro desta seção, é possível localizar a opção “Outras Situações de Saques”. Ao selecionar essa opção, será apresentada a categoria de motivos para saque, na qual ele deve escolher “Calamidade Pública”. Por fim, o trabalhador deverá selecionar o município de sua residência afetado pela calamidade e concluir a solicitação.