Algumas moedas podem ter um valor significativo para colecionadores. Isso acontece especialmente se tais peças foram raras, difíceis de se encontrar. Esse é justamente o caso dessa moeda de 5 centavos que você vai conhecer a seguir.
A moeda em questão foi fabricada no ano de 1967, e chama a atenção por sua aparência um tanto quanto incomum. Ela porta uma anomalia conhecida como “disco descentralizado”, resultado de um problema durante o processo de cunhagem.
Erros de cunhagem como esses podem aumentar muito o valor de uma moeda. Isso acontece pelo simples fato de que tais defeitos de produção emprestam singularidade à moeda, fazendo com que esses artefatos sejam adições particularmente desejadas em uma coleção.
A moeda que você vê na imagem está à venda no site Numismarket por exatos R$ 800. A explicação para esse valor elevado é resultado de uma combinação de fatores. O mais evidente, sem dúvidas, diz respeito ao grau de raridade da moeda.
Os tais erros de cunhagem mencionados (como o da moeda de 5 centavos) não são exatamente comuns. De maneira geral, o controle de qualidade das casas de moedas é bastante elevado, o que torna tais incidentes eventos isolados. Mas para além disso, há outros aspectos que precisam ser considerados.
O que torna a moeda valiosa
É preciso deixar claro logo de início que o valor pago por uma moeda varia bastante. No caso da moeda de 5 centavos, além de seu visual curioso, é preciso também levar em conta que trata-se de um exemplar de mais de 50 anos.
Moedas antigas não são necessariamente sinônimo de moedas raras. É possível que um alto número de moedas de 5 centavos tenham sido emitidas em 1967, o que torna tais unidades ordinárias. No entanto, é improvável que muitas moedas de 5 centavos tenha sido fabricadas com esse exato erro no mesmo ano.
Além disso, também existe o problema do estado de conservação. Esse é um critério fundamental para estipular o valor da moeda. Uma moeda de mais de 50 anos tende a apresentar sinais de desgaste e marcas da ação do tempo. A moeda que está sendo vendida, por sua vez, está em boas condições, o que também soma ao seu valor final.
Outras moedas que podem ser valiosas
No geral, há algumas características comuns em moedas valiosas. Moedas produzidas em quantidades limitadas, ou aquelas retiradas de circulação encabeçam a lista. Esse pode ser o caso de moedas emitidas em meio a mudanças políticas expressivas ou até as chamadas “moedas comemorativas”.
As moedas comemorativas são emitidas para marcar eventos especiais, aniversários, figuras históricas ou outras ocasiões significativas. Essas moedas costumam ter designs exclusivos, o que aumenta seu prestígio junto aos colecionadores, e podem ser fabricadas para celebrar:
- Eventos Especiais: moedas comemorativas são frequentemente emitidas para celebrar eventos como datas históricas (como o centenários da Independência), eventos esportivos importantes (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos), entre outros.
- Figuras Históricas: algumas moedas comemorativas são emitidas em homenagem a figuras históricas importantes, como líderes políticos, cientistas, artistas ou outras personalidades notáveis.
É claro que o valor das moedas comemorativas também é influenciado pela demanda no mercado de colecionadores. Se houver um interesse significativo por uma determinada moeda comemorativa, seu valor pode aumentar.
Estado de conservação da moeda
E aqui voltamos ao estado de conservação. Conforme mencionado, esse é um ponto que preciso ser analisado de perto. Quanto melhor o estado de conservação de uma moeda, maior tende a ser seu valor. Em muitos casos, moedas em condições muito ruins de conservação deixam de ser colecionáveis.
O estado de conservação da moeda é uma informação importante e que sempre deve ser fornecida a seus potenciais compradores.