No mundo da numismática – estudo e coleção de moedas, medalhas e papel-moeda – algumas peças são verdadeiros tesouros. Determinadas moedas são tão desejadas pelos colecionadores que podem ser vendidas por centenas ou, às vezes, até mesmo milhares de reais.
Não é o caso dessa moeda de 10 centavos. Ela possui um valor modesto se comparado com alguns de seus pares, cujos preços podem ultrapassar os cinco dígitos. Ela está sendo vendida pela quantia razoável de R$ 80 no site especializado Numismarket.
Apesar de não ser nenhuma fortuna, é definitivamente bem mais do que o valor nominal da moeda. Além disso, quanto menos expressivos os valores, menos raras devem ser as moedas. Isso quer dizer que há mais chances de você ter uma dessas em casa do que ter uma moeda dramaticamente valiosa.
Motivo do valor da moeda
Essa não é uma moeda de 10 centavos comum. Ela tem uma particularidade interessante, que pode ser visualizada na imagem em anexo. Trata-se de uma moeda com o reverso inclinado. Esse é um termo utilizado na numismática para descrever uma moeda em que o desenho ou a inscrição no reverso não está alinhado corretamente em relação ao anverso.
Isso é um tipo de falha no processo de fabricação das moedas. Não é tão incomum quanto outros erros de cunhagem (como moedas bifaciais, cunhos rachados ou partes das imagens de face alteradas), mas ainda pode ser interessante para quem coleciona esses itens. Isso resulta em um valor acima do normal.
O que torna uma moeda valiosa
Na numismática, o grau de raridade de uma moeda está diretamente ligado ao seu valor. Em outras palavras, quanto mais difícil de encontrar uma moeda, mais ela vai valer. Moedas emitidas em números menores, por exemplo, tendem a ser mais escassas.
O contexto histórico por trás de uma moeda pode influenciar significativamente seu valor. Moedas com associações históricas relevantes, como aquelas cunhadas para celebrar eventos específicos, podem ser mais valiosas. Esse é o caso das moedas comemorativas. Além de sua simbologia importantes, tais moedas também:
- Podem ser forjadas usando metais incomuns.
- Podem/devem ter designs exclusivos que as diferenciam de outras moedas.
- Comumente são distribuídas de forma mais limitada.
Outro fator que deve ser mencionado é o estado de conservação da moeda. Moedas em excelente estado, sem desgaste significativo, arranhões ou manchas, são geralmente mais valorizadas do que aquelas em condições piores.
Em muitos casos, aliás, moedas com desgaste extremos deixam de ser colecionáveis. Basicamente, elas perdem seu valor totalmente para os colecionadores.
Como saber quanto vale uma moeda
Determinar o preço da moeda demanda certo conhecimento no assunto. Conforme foi explicado, é preciso levar em conta uma combinação de aspectos. Você pode fazer uma pesquisa inicial usando como fonte sites especializados como Brasil Moedas, o Moedas do Brasil ou a página oficial da Sociedade Numismática Brasileira.
Catálogos numismáticos também são recursos abrangentes que listam informações sobre moedas de todo o mundo. Isso pode incluir seus valores estimados com base em diferentes critérios, além de outros dados úteis, como número de emissões de cada moeda.
Grupos e fóruns online dedicados à numismática são excelentes recursos para obter informações e orientações sobre o valor de moedas específicas. Os membros dessas comunidades geralmente estão dispostos a compartilhar seus conhecimentos e podem oferecer avaliações informais.
No entanto, a melhor forma de descobrir quanto cobrar por uma moeda é consultando um especialista no assunto. Muitas casas de leilões online, lojas especializadas e até profissionais autônomos oferecem esse tipo de serviço. Em boa parte dos casos, eles o fazem de forma gratuita. Esses especialistas também poderão orientar você quanto ao processo de venda da moeda, se assim desejar.