Moedas raras podem surgir de várias maneiras. Algumas moedas, por exemplo, são produzidas em quantidades limitadas devido a políticas monetárias específicas, mudanças na demanda ou restrições de produção. Moedas com design diferente ou variantes de características também são frequentemente procuradas por colecionadores.
Além disso, existe um outro cenário que pode valorizar muito uma moeda: os erros de cunhagem. Erros de cunhagem são problemas que podem ocorrer durante o processo de produção e causar “defeitos” aparentes nas moedas afetadas. Os colecionadores costumam se interessar por esses erros.
A razão disso é que moedas assim são diferenciadas da maioria. Por conta da singularidade emprestada pela falha de fabricação, essas peças geram certo fascínio nos estudiosos. Elas se destacam ao lado de moedas padrões e chamam atenção também por seu grau de raridade.
Moeda de 5 centavos com erro de cunhagem
Essa moeda que você verá a seguir é um exemplo de moeda afetada por um erro de cunhagem. Na numismática – ciência que estuda moedas e medalhas – unidades assim são chamadas de “cunho quebrado”. Elas possuem um visual incomum. Veja:
Essa moeda está à venda por exatamente R$ 100 no site Numismarket. Ela é do ano de de 2013 e é feita de aço revestido. Conforme é possível notar, existe uma anomalia em uma de suas faces, que ajuda a explicar a razão do preço cobrado por uma moeda de valor nominal tão baixo.
Valores de moeda: como saber quanto cada moeda vale?
Sites especializados em numismática, fóruns de colecionadores e até páginas de artigos em lojas virtuais são algumas das fontes de consultas que podem ser usadas para descobrir quanto vale uma moeda. No entanto, é preciso considerar que o valor muda de exemplar para exemplar.
Algumas moedas podem possuir faixas de preço estimadas, mas no geral não existem valores fixos pré-determinados para uma moeda. Para chegar a um valor estimado, deve-se levar em conta:
- Número de emissões de determinada moeda.
- Contexto (se é uma moeda comemorativa, lançada para celebrar um evento ou data emblemática, ou se a moeda pertenceu a uma figura importante, por exemplo).
- Material utilizado na fabricação (tipo de metal).
- Estado de conservação da moeda (moedas bem conservadas valem muito mais do que moedas gastas ou com arranhões/machas).
Alguns sites interessantes para fazer buscas sobre o tema incluem:
Se quiser otimizar seu tempo, uma alternativa é pesquisar preços de moedas semelhantes em plataformas de venda online, como Mercado Livre, Shopee ou OLX. Veja quanto os outros vendedores estão pedindo pelas moedas e leia a descrição para saber se a moeda em questão de fato se equipara a sua.
Buscando ajuda especializada
Nem todo mundo tem interesse em se aprofundar no universo das moedas raras. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Você pode entrar em contato com um especialista e solicitar uma avaliação. Essa, aliás, é uma opção mais recomendada. Eles podem fornecer uma avaliação precisa.
Isso se aplica especialmente se você acredita que esteja em posse de uma moeda particularmente rara. Contate casas de leilões online ou outras lojas virtuais especializadas para obter orientações acerca da avaliação. Grande parte dos profissionais não cobram nada por essa análise. Lembre-se de enviar fotos de qualidade da sua moeda e também passar todas as informações que possam ser relevantes.
Se chegar-se a conclusão que sua moeda é realmente valiosa, uma escolha mais assertiva pode ser fazer sua venda junto ou para o especialista que fez sua avaliação. Você também pode pedir opiniões diferentes antes de tomar qualquer decisão.
No site da Sociedade Numismática Brasileira, citado ao longo do texto, há uma seção de “Anunciantes” que você pode usar para encontrar o contato de especialistas variados.