Moedas com erros de fabricação são frequentemente consideradas valiosas pelos colecionadores. No geral, as casas da moeda têm processos de produção bastante controlados e rigorosos. Dessa forma, problemas no processo de produção podem ser considerados incomuns.
Muitas vezes, esses erros de cunhagem podem afetar radicalmente a aparência de uma moeda. Essas peculiaridades podem ser fascinantes para os colecionadores, que apreciam a singularidade que elas emprestam à moeda.
Quanto mais desejada pelos numismatas – estudiosos que analisam e colecionam moedas – mais tende a valer uma peça. Certas moedas que tenham anomalias desse tipo podem ser vendidas, em alguns casos, por milhares de reais.
Tipos de erros em moedas
Há diferentes tipos de anomalias que podem afetar uma moeda. Algumas são mais contumazes que outras. Veja abaixo uma moeda com o cunho decentralizado, à venda no site Numismarket. Moedas que sofrem desse problema podem ter um design diferenciado. Como é possível perceber na imagem, o disco está fora do centro.
Essa segunda moeda, também à venda no site citado, possui o defeito conhecido como “cunho quebrado”. Preste atenção na borda da unidade:
Já a próxima moeda, essa à venda no site Mundo Flor de Cunho, chama a atenção porque o mapa do Brasil que estampa uma das faces da moeda está duplicado. Perceba esse fenômeno olhando de perto as partes circuladas em vermelho na figura, onde podemos ver as duplicações:
Como saber o valor exato de cada erro
A verdade é que é muito difícil de calcular o valor exato de cada moeda com erros de cunhagem. Isso acontece, segunda consta no site Caravelas Coleções, porque não há como precisar a quantidade de peças defeituosas em circulação.
Sendo assim, é importante estipular um valor base usando alguns outros princípios, antes de considerar quanto a “anomalia” vai acrescentar ao preço final. Para fazer isso, é preciso entender quais os demais critérios usados para determinar o valor de uma moeda.
Moedas valiosas
A primeira coisa a se fazer é buscar informações básicas sobre a tiragem, história e características especiais da moeda. Números de emissão mais baixos costumam emprestar prestígio a uma moeda, já que, certamente, ela será mais difícil de ser encontrada.
Também é necessários observar o estado de conservação da moeda. Moedas em melhores condições valem bem mais do que aquelas desgastadas ou afetadas pelo tempo de maneira geral. Moedas bem conservadas são aquelas com brilho e detalhes originais de cunhagem visíveis.
Boas fontes de pesquisa para quem quer estudar são os sites Brasil Moedas, o Moedas do Brasil (que conta com um catálogo de moedas para consulta) e a página de publicações da Sociedade Numismática Brasileira.
Consulta a especialistas em moedas raras
Como foi demonstrado, determinar quanto vale uma moeda é uma tarefa complexa por si só. É preciso analisar diferentes fatores ligados ao objeto. No caso de moedas com erros ou anomalias, essa torna-se uma missão ainda mais difícil.
Dessa forma, uma alternativa mais segura e recomendada para pessoas sem familiaridade com o universo numismata é que procure-se apoio profissional. Casas de leilões, lojas virtuais especializadas e até profissionais avulsos costumam oferecer esse serviço de análise. Muitos o fazem de forma gratuita.
Sociedade Numismática Brasileira
Uma forma de encontrar especialistas é acessando o site da Sociedade Numismática Brasileira. Também chamada de SNB, essa é uma entidade sem fins lucrativo que visa divulgar a numismática no Brasil. Eles promover eventos anuais e fazem publicações em seu site.
Na seção “Anunciantes” você confere todos os parceiros da organização. Entre em contato com aquele da sua preferência para pedir maiores orientações sobre a avaliação da moeda.
Boa tarde, DEUS Abençoe, por favor gostaria de saber onde posso vender moedas, moro na zona leste, estou com algumas dúvidas e preciso fazer exames, não estou podendo esperar pelos serviços públicos, obrigada DEUS Abençoe. Moro na zona leste de São Paulo.
Tenho moedas para vender