Moedas aparentemente comuns às vezes podem surpreender com seu valor, especialmente quando fatores como raridade, estado de conservação e demanda do mercado entram em jogo. Esse é o caso dessa moeda do ano de 1995 de apenas 10 centavos.
Um exemplar dessa moeda está à venda por exatos R$ 250 no site especializado Numismática Vieira. Feita de aço, essa moeda foi lançada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Ela integra uma série de moedas comemorativas conhecidas como “FAO”.
Conforme consta no site, a moeda também está excelentemente preservada. Conforme mencionado anteriormente, o estado de conservação de cada peça é um dos principais fatores a serem analisados antes que possamos estabelecer seu valor. Falaremos disso mais para frente.
O que torna uma moeda rara e valiosa
Uma moeda pode ser considerada rara por inúmeras razões. Moedas com uma tiragem menor, por exemplo, são naturalmente mais raras do que aquelas produzidas em grandes quantidades. Os motivos para determinada moeda ser emitida de forma mais limitada incluem mudanças políticas, problemas no lote ou simplesmente edições especiais.
Moedas com variantes de design ou características únicas também podem ser mais atrativas para os colecionadores. Por essa razão, aliás, que moedas comemorativas como a moeda FAO tendem a valer mais que outros tipos de moedas.
As moedas comemorativas são modelos especiais, cunhadas para celebrar e comemorar eventos, pessoas, lugares ou marcos históricos. Além da moeda FAO, é possível citar as moedas das Olimpíadas do Rio e as moedas lançadas em razão dos aniversários do Banco Central.
Erros de cunhagem
Erros de cunhagem são defeitos de fabricação decorrentes de problemas na hora de forjar as moedas. Essas falhas não são exatamente comuns e podem emprestar prestígio para a moeda. Muitos desses erros impactam profundamente a aparência da moeda.
Para os colecionadores, moedas com erros de cunhagem são frequentemente consideradas colecionáveis e podem ter um valor significativo. Alguns defeitos de cunhagem conhecidos incluem reversos invertidos ou inclinados, cunhos decentralizados ou partes do desenho de face alterados.
Estado de conservação das moedas
É preciso ressaltar a importância do estado de conservação das moedas para definir o quão valiosas elas são. Existe, aliás, uma escala que é usada para classificar as moedas com base em sua condição física. Essa classificação costuma ser informada aos potenciais compradores.
- Flor de Cunho (FC): moeda sem qualquer desgaste visível, arranhões ou manchas. É uma moeda considerada “perfeita”.
- Soberba (S): moeda em excelente estado de conservação, com desgaste mínimo, principalmente nos pontos mais altos do relevo. Ao menos 90% dos detalhes originais devem estar preservados.
- Muito Bem Conservada (MBC): moeda com desgaste leve devido à circulação, ainda mantendo 70% dos detalhes originais devem estar presentes.
- Bem Conservada (BC): moeda com desgaste mais aparente, com partes do design menos nítidos. Demanda pelo menos 50% dos detalhes originais observáveis.
- Regular (R): moeda muito desgastada, com detalhes do design quase apagados e perda significativa de definição. É preciso que a legenda e a data, no entanto, sejam visíveis ao menos com o uso de lentes.
- Um Tanto Gasta (UTG): moeda em condição extremamente precária, com desgaste severo, arranhões profundos, marcas visíveis e uma aparência geral ruim. Essas moedas podem perder completamente seu valor para os colecionadores.
Quem determina o valor de cada moeda
Levando todos os critérios listados em consideração, é possível mensurar um valor por uma moeda. A verdade é que você pode vender a moeda pelo preço que quiser usando plataformas como Mercado Livre, OLX ou Shopee; também é possível vender moedas em grupos do Facebook e outras comunidades online.
Uma forma de tentar chegar a um valor coerente é buscando outras moedas iguais a sua à venda e observando o preço cobrado por elas. Você mesmo também pode fazer pesquisas online utilizando fontes como os sites Moedas do Brasil e Brasil Moedas.
No entanto, o mais recomendado é que busque-se auxílio especializado para fazer a avaliação da moeda. Isso é válido especialmente se você acredita que sua moeda possa ser particularmente valiosa. Muitas casas de leilões e lojas virtuais oferecem serviços de avaliação gratuitos.