No complexo universo das coleções numismáticas – de moedas e medalhas – algumas peças se destacam. É possível vender certas moedas por milhares de reais. Esse é o caso desse exemplar de 20 mil réis do ano de 1853. Uma unidade está à venda por R$ 9.5 mil no site Numismática Vieira.
Conforme é possível observar, a moeda conta o rosto de Dom Pedro II em uma de suas faces. Outro detalhe importante acerca da moeda é que a mesma encontra-se em um bom estado de conservação.
O que torna uma moeda rara
Uma moeda pode ser considerada rara por várias razões, e é a combinação desses fatores que contribui para sua valorização no mercado numismático. Moedas que foram cunhadas em quantidades limitadas tendem a ser mais raras do que aquelas produzidas em grandes números, por exemplo.
Em alguns casos, determinadas moedas podem ter algumas variantes. Variantes mais incomuns tornam-se mais apreciadas e desejadas pelos colecionadores, o que, logicamente, também acaba aumentando seu valor. Esse também pode ser o caso de moedas comemorativas.
As moedas comemorativas são moedas especiais emitidas para celebrar alguns eventos específicos – como os Jogos Olímpicos ou o aniversário do Banco Central, por exemplo – e que podem ser particularmente valiosas. Entre as razões para isso, podemos citar:
- Produção reduzida: moedas comemorativas são fabricadas, na maior parte das vezes, de forma limitada.
- Designs exclusivos: essas moedas costumam ser únicas em função de sua aparência. Normalmente as imagens de face de tais moedas representam o acontecimento celebrado por elas, o que as diferencia das moedas comuns, que possuem um padrão pré-estabelecido.
Erros de cunhagem
Algo importante de se mencionar quando se fala de moedas raras são os erros de cunhagem. Erros de cunhagem são falhas ou anomalias que ocorrem durante o processo de fabricação de moedas. Essas falhas podem resultar em características inesperadas nas moedas, tornando-as distintas e, em muitos casos, valiosas para os colecionadores.
Vendendo moedas raras online
Caso você acredite possuir moedas raras e não tenha interesse em tornar-se um colecionador, é possível vendê-las na internet. Antes de fazer isso, no entanto, é preciso avaliar a moeda e determinar um valor para cobrar por ela.
Descobrindo quanto vale uma moeda
Descobrir quanto vale uma moeda pode ser uma tarefa complexa. Existem algumas dicas que podem ajudar. Você pode fazer uma pesquisa na internet utilizando sites como o Moedas do Brasil ou o site da Sociedade Numismática Brasileira. Essas página reúnem material diverso sobre moedas e vão ajudar no seu estudo.
No entanto, para pessoas menos familiarizadas com o mundo da numismática, precisar um valor pode ser arriscado. Uma boa alternativa é optar por pedir uma avaliação profissional. Você pode recorrer a casas de leilões e lojas virtuais. Muitos desses especialistas oferecem esse serviço sem cobrar nada.
Anunciando suas moedas
Depois de ter um valor em mente, é hora de anunciar suas moedas. Você pode fazer isso usando diferentes plataformas. Para moedas mais valiosas, a melhor opção é fazer a venda juntamente a uma casa de leilões. Considere pedir orientações a mesma casa que fizer a avaliação da sua peça.
Também é possível vender moedas usando marketplaces populares entre o grande público. É possível citar como exemplo:
- Mercado Livre.
- OLX.
- Shopee.
- Enjoei.
Além disso, as redes sociais também costumam oferecer ambientes onde é possível negociar itens diversos. O Facebook possui vários grupos focados em numismática.
Independente do canal que você escolher, lembre-se de tirar boas fotos da sua moeda e, ao anunciá-la, informar todos os dados que possam ser interessantes para o comprador. Isso inclui singularidades ou curiosidades que possam tornar a moeda mais especial (como os já citados erros de cunhagem, por exemplo).
Quero vender moedas
Meu contato é WhatsApp 51994513131 quem quiser conversar tenho várias moedas antigas posso mandar fotos e só entrar em contato comigo ok 👍