Moedas raras são muito valorizadas entre os colecionadores devido à sua escassez, demanda e importância histórica. Existem muitas pessoas aficionadas pelo estudo desses objetos curiosos. Em alguns casos, elas podem desembolsar milhares de reais para adicionar novas peças a seus acervos.
Um exemplo de artefato raro que vale uma boa quantia é essa moeda de 100 réis do ano de 1900. Ela está à venda por exatos R$ 520 no site especializado Alemão Coleções. Trata-se de um exemplar que conta com uma particularidade: seu reverso é inclinado.
O termo “reverso inclinado” é usado para descrever um tipo de erro que pode acontecer durante o processo de cunhagem da moeda. Quando isso ocorre, o anverso e o reverso de uma moeda ficam desalinhados, resultando em uma inclinação perceptível entre as duas faces da moeda.
Erros de fabricação
Erros de fabricação desse tipo podem valorizar muito uma moeda. O reverso inclinado, especificamente, é considerado um tipo de erro relativamente raro e pode ocorrer por uma variedade de razões. Para os colecionadores de moedas, erros desse tipo podem ser objetos de interesse devido à sua singularidade e raridade.
No entanto, há outros defeitos de cunhagem que também chamam atenção dos estudiosos. Entre eles, podemos citar faces idênticas, partes do desenho ou da legenda da moeda faltando, estrelas duplicadas, cunho decentralizado, entre outros.
Valor de uma moeda
Os erros de fabricação são populares no mundo da numismática – nome dado a essa ciência – justamente porque tornam a moeda em questão mais difícil de se encontrar. Quanto maior o grau de raridade, mais valiosa uma moeda vai ser.
Moedas com menor número de emissões ou edições especiais tendem a ser mais valorizadas devido à sua disponibilidade reduzida no mercado. Algumas moedas, chamadas de “moedas comemorativas”, lançadas em homenagem a figuras importantes ou datas emblemáticas, são prestigiadas por essa razão.
Essas moedas comemorativas geralmente apresentam designs únicos que refletem o tema que estão celebrando. Em muitos casos, apenas um número específico de moedas é cunhado, o que também quer dizer que sua circulação será reduzida.
Estado de conservação
O estado de conservação desempenha um papel crucial para a numismática. Moedas bem conservadas, sem sinais de desgaste ou ação do tempo tendem a valer bem mais do que moedas mal preservadas. Em muitos casos, as moedas mais gastas perdem totalmente seu valor para os colecionadores.
Descobrindo o valor de uma moeda
Descobrir o valor de uma moeda é um processo que costuma envolver várias etapas. Existem várias plataformas online, como sites de leilões, fóruns de colecionadores, e sites focados em numismática, onde você pode pesquisar sobre uma moeda específica. Um exemplo de catálogo online é o do site Moedas do Brasil.
Você também pode navegar por outros sites que possuam informações sobre esse universo complexo. Um site bastante conhecido pelos numismatas é o Brasil Moedas. Além dele, também é possível citar o site da Sociedade Numismática Brasileira (SNB).
O que é a Sociedade Numismática Brasileira
A Sociedade Numismática Brasileira, ou SNB, é uma organização mantida por seu corpo de sócios que visa divulgar a numismática no Brasil. Eles reúnem entusiastas e especialistas em encontros, palestras, workshops e outros eventos.
No site da SNB você poderá encontrar material numismático que poderá ser útil em sua busca. No entanto, a grande vantagem de visitar a SNB é poder conhecer vários profissionais e casas de leilões que atuam em parceria com a entidade.
Para fazer isso, basta acessar a seção “Anunciantes”, que aparece no topo da página. Ali estão listados os colaboradores ativos da sociedade. Muitos deles oferecem avaliações gratuitas. Essa acaba sendo a forma mais simples e garantida de descobrir o valor de uma moeda.