Algumas moedas são tão cobiçadas pelos numismatas que podem valer centenas ou até milhares de reais. A numismática é a ciência que estuda moeda se medalhas. Os colecionadores de peças desses tipo estão sempre em busca de novos itens para seus acervos.
As moedas comemorativas são moedas especiais emitidas para celebrar eventos significativos, pessoas ou lugares. Algumas dessas moedas podem ser bastante valiosas para colecionadores. Existem muitos fatores que determinam o valor de uma moeda comemorativa, incluindo sua raridade, condição, demanda do mercado e o tema que ela comemora.
Um exemplo de moeda desse tipo está à vendo no site especializado Numismarket pelo preço de R$ 400. Trata-se de uma moeda de 5 reais, emitida em 2002 para celebrar o pentacampeonato mundial de futebol.
Assim como acontece com todas as moedas, o estado de conservação de uma moeda comemorativa desempenha um papel significativo em seu valor. Moedas em condições excepcionais, como não circuladas ou praticamente perfeitas, geralmente são mais valiosas.
Como é possível conferir nas imagens que constam no site, essa moeda está em perfeito estado de conservação, uma das razões por valer uma boa quantia.
Como saber o valor de uma moeda rara
Determinar o valor de uma moeda rara pode ser um processo demorado. Isso ocorre porque vários critérios são levados em conta durante essa avaliação. Em primeiro lugar, analisa-se o grau de raridade da moeda em questão.
Isso pode ser medido usando como base, por exemplo, catálogos de moedas. Há vários desses catálogos online, que reúnem informações que serão determinantes para apontar quanto vale uma moeda, como número de emissões. Quanto menor esse número, mais rara será a moeda. Um bom catálogo online é do site Moedas do Brasil.
Erros de fabricação
Erros no processo de cunhagem podem ocorrer durante a fabricação de uma moeda. Essas imperfeições, no entanto, não são exatamente comuns. Moedas com tais erros de fabricação podem ser consideradas valiosas para colecionadores e numismatas, especialmente se o erro for raro e evidente.
Esses erros podem incluir falhas na impressão, cunhagem duplicada, cunhagem fora de centro, entre outros. A raridade e a gravidade do erro geralmente determinam o valor adicional da moeda.
Estado de conservação de uma moeda
Conforme comentado anteriormente, o estado de conservação também é crucial para estabelecer um preço para sua moeda. Moedas em condições melhores, conhecidas como “Flor de Cunho” tendem a valer mais do que aquelas desgastadas pelo tempo e pelo uso.
Por outro lado, essas moedas muitos gastas (classificadas como “Um Tanto Gastas”) costumam perder completamente seu valor para os colecionadores, exceto em casos excepcionais.
Avaliações de especialistas em moedas
Se você não tiver certeza sobre o valor da sua moeda, consulte um numismata profissional ou um avaliador certificado. Eles podem oferecer uma avaliação precisa com base em sua experiência e conhecimento do mercado.
Para uma avaliação especializada, você pode entrar em contato com casas de leilões online ou outras lojas focadas em numismática. Uma maneira de encontrar profissionais aptos para uma avaliação é acessando o site da Sociedade Numismática Brasileira (SNB).
Essa é uma entidade sem fins lucrativos ativa há várias décadas que visa divulgar a numismática no país e reúne os amantes dessa ciência. Eles organizam todo tipo de evento, incluindo encontros anuais, palestras e workshops variados. Também há no site a seção “Anunciantes”.
Os anunciantes da SNB
Nessa aba você poderá conferir todos os colaboradores da SNB. Há várias lojas digitais e casas de leilões listadas. Também há o contato direito de especialistas que poderão avaliar sua moeda de forma totalmente gratuita. Envie um e-mail ou faça uma ligação para o parceiro da SNB da sua preferência.