Moedas raras podem render a seus vendedores verdadeiras boladas. Isso acontece em função do mercado numismático, nutrido pelos colecionadores de moedas. Muitas vezes, esses artefatos parecem comuns e pouco chamativos; no entanto, eles podem ser reais tesouros ocultos.
Uma moeda comemorativa do ano de 2003 é um exemplo de item buscado pelos numismatas. Trata-se de uma moeda lançada em homenagem ao centenário de Ary Barroso. No site especializado Laury Numismática, a moeda aparece por R$ 220.
A mesma moeda, no entanto, também aparece em plataformas de e-commerce como Mercado Livre; por lá o preço pedido pelo objeto varia, chegando a ultrapassar os R$ 300. A razão pela qual uma mesma moeda pode ter diferentes valores reside em seu estado de conservação.
Estado de conservação da moeda
Uma moeda bem conservada vale bem mais do que uma moeda muito desgastada. Isso quer dizer que é possível que duas moedas idênticas (porém em estados de conservação diferentes) possuam valores bastante distintos.
Os colecionadores de moedas estão sempre atentos a questão da preservação do produto. Esse é um quesito tão importante dentro da numismática que existe até mesmo um sistema de classificação para determinar os valores de uma moeda.
As moedas mais bem conservadas, sem praticamente nenhuma imperfeição são chamadas de Flor de Cunho (sigla FC). Uma moeda nessa categoria pode valer até duas vezes meses que as moedas que vêm logo em seguida, chamadas de Soberba (sigla S ou SOB).
A Soberba é uma moeda que pode ter pequenas imperfeições, mas ainda deve contar com pelo menos 90% dos detalhes originais de cunhagem. Também há outras classificações como Bem Conservada (BC), Regular (R) e Um Tanto Gasta (UTG).
Sites especializados em numismática
Há muitas casas de leilões e sites especializados em numismática. Essas lojas virtuais geralmente têm catálogos extensos, com descrições detalhadas dos itens, informações sobre a condição da moeda, sua história e valor estimado.
Muitas delas também oferecem serviços de avaliação. Esse é um recurso útil para quem acredita ter uma moeda rara mas não sabe exatamente qual preço cobrar. As casas de leilões contam com profissionais da área capazes de determinar um valor justo.
Catálogos de moedas online
Você pode começar sua jornada acessando o Moedas do Brasil. Nesse site você encontra um catálogo de moedas completos, com informações sobre toda sorte de moeda brasileira. Um dado interessante é o número de emissões de cada moeda: números menores indicam moedas mais raras.
Você também pode fazer sua própria busca na internet por outros catálogos. Fóruns de numismática e comunidades online também podem ser uma fonte valiosa de informações. Esses espaços virtuais são formados por uma comunidade ativa de colecionadores que estão dispostos a compartilhar conhecimentos e ajudar com consultas.
Entrando em contato com as casas de leilões
Logo depois de se inteirar mais acerca do mundo da numismática e obter algumas informações básicas da sua moeda, é hora de contatar os especialistas. Existem muitas páginas online voltadas para o estuda da numismática e compra e venda de moedas.
Além do Moedas do Brasil, você pode experimentar navegar pelo Brasil Moedas ou pela Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Essa segunda, aliás, é uma entidade sem fins lucrativos em atividade desde 1924. A SNB é uma instituição dedicada ao estudo e coleção de moedas, cédulas e medalhas brasileiras e estrangeiras.
Muitos colecionadores e estudiosos de numismática brasileira são membros ativos da SNB, contribuindo para o avanço do conhecimento nessa área e para a valorização do acervo numismático do Brasil, bem como sua divulgação.
Você pode entrar em contato com a SNB pelo número de telefone apresentado no site ou pelas redes sociais da entidade, se preferir.