Uma moeda comemorativa lançada para celebrar a entrega da bandeira Olímpica pode valer cerca de R$ 180! Esse é o valor cobrado pela peça na loja online Numismática Colon, plataforma especializada na compra e venda de artefatos dessa natureza.
A moeda é do ano de 2012 e seu valor nominal é de R$ 1. Na descrição que consta no site, há a informação que é excelente o estado de conservação da moeda, com sua classificação ficando em “FC” (Flor de Cunho). Essa definição se da a moedas em estado praticamente perfeito.
Estados de conservação de uma moeda
O estado de conservação de uma moeda é determinante para os colecionadores. Esse fator vai, aliás, influenciar diretamente no preço a pagar por uma moeda. Em muitos casos, duas moedas idênticas, mas em estados de conservação diferentes, terão uma oscilação significativa em seu valor.
Veja a classificação utilizada para determinar o grau de conservação das moedas:
- Flor de Cunho (FC): uma moeda em seu melhor estado, sem quase nenhuma imperfeição.
- Soberba (S): uma moeda majoritariamente bem conservada, que deve conter ao menos 90% dos detalhes originais visíveis; ainda assim, vale consideravelmente menos que uma Flor de Cunho.
- Muito Bem Conservada (MBC): 70% dos detalhes originais.
- Bem Conservada (BC): 50% dos detalhes originais.
- Regular (R): 25% dos detalhes originais; é preciso que data e legenda da moeda sejam observáveis por meio de lentes.
- Um Tanto Gasta (UTG): uma moeda extremamente gasta, que costuma perder seu valor para os colecionadores, exceto em casos de raridade excepcional.
Como saber o preço de uma moeda
A quantia paga por uma moeda rara pode variar muito, conforme evidenciado ao longo do texto. Sendo assim, avaliar quanto vale cada exemplar pode ser uma tarefa complexa. A melhor forma de fazer isso é entrando em contato com um especialista.
Casas de leilões
Há várias casas de leilões online em funcionamento. Você pode procurar por elas na internet de forma individual ou acessar a seção “Anunciantes” na página da Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Essa é uma entidade sem fins lucrativos fundada na década de 20.
A organização se dedica a divulgação da numismática no Brasil e é responsável por uma série de eventos ao longo do ano, que incluem encontros e workshops. Na já citada aba de anunciantes a SNB lista todos os seus parceiros.
Além de oferecerem serviços de avaliação de moedas e cédulas, essas casas também podem ajudar você no processo de venda do item. Utilize as formas de contato informadas no site da casa de leilão da sua preferência e peça mais orientações.
Catálogos de moedas online
Você pode entender mais sobre moedas brasileiras consultando alguns catálogos de moedas online. Esses catálogos ajudam você a conhecer toda sorte de moeda que circula ou circulou pelo país. Uma opção de catálogo é o do Moedas do Brasil.
Nele, você filtra as moedas por período de tempo. Ao clicar em uma moeda, você obtém informações detalhadas sobre a mesma, como número de emissões, padrão monetário e uma descrição do reverso e do anverso da moeda.
Outras formas de vender sua moeda rara
Existe também a possibilidade de vender sua moeda por meio de marketplaces como Mercado Livre e OLX. Nesses sites, os preços das moedas variam bastante. Essa também acaba sendo uma forma de mensurar um valor aproximado por sua moeda, caso prefira não contatar um especialista.
É importante lembrar que, ao fazer o anúncio da sua moeda em um desses sites, é preciso tirar fotos de boa qualidade e iluminação. Você também deve informar a data de fabricação da moeda, seu estado de conversação com base na classificação oficial e demais dados relevantes para o comprador.