Uma moeda do ano de 1695 pode valer pelo menos R$ 2.500. É possível encontrar um exemplar por esse preço à venda no site Brasil Moedas. Além da data de fabricação, existem outras características específicas dessa peça particularmente valiosa.
Ela é uma moeda de XX Réis, feita de cobre, com o reverso invertido. Essa é uma anomalia que faz com que o reverso da moeda esteja contrário ao alinhamento original. Isso é considerado um erro de fabricação, ocorrido durante o processo de cunhagem.
Erros dessa natureza acabam fazendo com que uma moeda torne-se muito mais valiosa. Isso quer dizer que a mesma moeda com o reverso original certamente vai valer menos do que a versão com a falha, por ser mais comum.
Como descobrir quanto vale uma moeda
O valor de uma moeda pode variar bastante. Um dos quesitos que mais interessa aos colecionadores é o grau de raridade da peça. Sendo assim, moedas que tiverem um menor número de emissões, moedas comemorativas ou aquelas que possuam erros de cunhagem, por exemplos, costumam ser mais caras.
É válido ressaltar ainda que, ao contrário do que imagina-se, moedas antigas não são sinônimo de moedas raras ou valiosas. No próprio catálogo do Brasil Moedas, aliás, existem exemplares do período da República que valem quantias bem maiores que a moeda de 1695 e outras do século XVII.
Outro fator que influencia o valor atribuído a uma moeda é o seu estado de conservação. Esse é, na verdade, um dos pontos determinantes na hora de estipular o preço da moeda. Moedas muito bem conservadas, sem sinais de limpeza e com os detalhes visíveis são mais bem avaliadas.
Por outro lado, moedas muito maltratadas pelo tempo ou com as figuras centrais irreconhecíveis costumam perder totalmente seu valor para os colecionadores.
As moedas são classificadas por seu estado de conservação. As mais bem conservadas são chamadas de Flor de Cunho (FC), e estão quase inteiramente intactas.
Como saber o valor da sua moeda
Ainda que não seja tão comum, qualquer pessoa pode ter em sua posse uma moeda rara. Com o mercado numismático em crescimento no Brasil, essa torna-se uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra de forma relativamente simples.
Se você tiver uma raridade em casa consigo, é possível vendê-la diretamente pela internet. No entanto, é preciso saber qual quantia pedir por sua moeda.
Você pode fazer sua própria pesquisa consultando os matérias disponíveis online nos sites especializados em numismática e catálogos de moedas online. Um catálogo que pode ser usado para buscas é o do site Moedas do Brasil. Nele, você encontra as moedas listadas por data e até período político.
Vale conferir o número de emissões da moeda em questão. Isso porque, conforme mencionado anteriormente, números menores tornam a moeda mais valiosa.
Avaliação especializada
No entanto, a maneira mais precisa de determinar o valor de uma moeda rara é por meio de um exame feito por um profissional. As casas de leilões costumam oferecer esse possibilidade.
Para conhecer opções variadas, você pode acessar a aba de anunciantes da Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Essa é uma organização sem fins lucrativos que reúne os entusiastas da numismática em eventos por todo o Brasil. É possível entrar em contato direto com a SNB pelo número de telefone destacado no site ou pelas redes sociais da entidade.
Sobre a SNB
A SNB existe desde 1294 e é financiada por seus membros. A entidade se descreve como uma organização que visa a “promoção e difusão da numismática (ciência que estuda moedas, cédulas e medalhas)” no Brasil. Qualquer pessoa interessada pode juntar-se ao quadro de sócios do grupo.