Uma moeda de 25 centavos pode valer mais de R$ 2 mil! Quem se interessa por esse tipo de peça são os colecionadores numismáticos, que pagam pequenas fortunas por itens raros. A moeda em questão é do ano de 1998.
A quantia paga por uma dessas moedas pode variar. Isso porque vários fatores são levados em consideração pelos entusiastas da numismática. Entre esses fatores estão particularidades que tornam a moeda especial e seu nível de preservação.
Características das moedas raras
As moedas raras possuem algumas características importantes. Elas são incomuns, tendo sido fabricadas em baixa quantidade ou possuindo erros de cunhagem que as tornam únicas. Quanto mais difícil de encontrar um exemplar de determinada moeda, mais ela valerá.
Além do grau de raridade, existe um outro fator que considera-se na hora de estabelecer o preço de uma dessas peças: seu estado de conservação. Moedas bem conservadas e com detalhes visíveis valem bem mais que moedas muito gastas.
Existe, aliás, uma classificação usada para determinar o quão preservada uma moeda está. Conforme consta no site especializado Moedas Brasil, as moedas são classificadas das seguintes formas:
- FC (Flor de Cunho): uma moeda quase perfeita, com mínimos sinais de desgaste.
- S (Soberba): ao menos 90% conservada, sem grandes desgastes identificáveis.
- MBC (Muito Bem Conservada): ao menos 70% conservada.
- BC (Bem Conservada): 50% conservada.
- R (Regular): 25% conservada, mas que precisa ter seus detalhes visíveis ao menos com o uso de uma lupa ou lente.
- UTG (Um Tanto Gasta): moedas extremamente gastas que não costumam interessar aos colecionadores.
Valor da moeda de R$ 25 centavos
No caso da moeda de 25 centavos de 1998, uma das razões por seu valor acima da média é a baixa emissão desses exemplares. No entanto – como já mencionado – os valores pagos por moedas desse tipo variam. Moedas padrão, sem detalhes a mais, possuem um valor mais baixo.
As moedas de 25 centavos desse ano que chegam a valer milhares de reais são aquelas que contam com erros de cunhagem (como reverso invertido, estrelas extras e até partes do desenho faltando). Como explicado anteriormente, essas falhas inusitadas ajudam a tornar a moeda ainda mais rara, aumentando seu prestígio.
Além dos possíveis erros de fabricação, também é preciso considerar a escala do estado de conservação. Se a moeda estiver em más condições seu preço cai consideravelmente, em alguns casos deixando de ter qualquer valor.
Como saber ao certo o valor da moeda
Cravar o valor de uma moeda rara pode ser um desafio. Conforme mostrado acima, existem muitas peculiaridades e detalhes que precisam ser observados antes de estipular-se um valor para esses artigos raros.
De maneira geral, o mais recomendado é que procure-se um especialista para avaliar a moeda. Casas de leilões e lojas online costumam oferecer esse tipo de serviço.
Você ainda pode fazer uma pesquisa por conta própria, consultando catálogos de moedas online e garimpando informações sobre numismática na internet. No entanto, a assessoria de um profissional ainda é o modo mais seguro de mensurar um valor justo.
Casas de leilões e lojas online
Há uma ampla variedade de sites que trabalham com compra e venda de moedas raras. É possível citar o Brasil Moedas, o Moedas do Brasil, a Caravela Coleções e a Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Essa última opera desde a década de 20 e visa a divulgação dos estudos numismáticos no Brasil.
No site da SNB é possível conferir o calendário numismático anual, que conta com eventos diversos, como congressos e workshops. Além disso, há uma seção que reúne todos os anunciantes do site, o que permite que você conheça diferentes opções de lojas especializadas.
Eu tenho a moeda de um real antiga cromada