Muitos brasileiros gostam de realizar compras online com o cartão de crédito. Contudo, essa prática é repleta de perigos, tanto para os consumidores, que podem ter os dados roubados ao realizarem transações financeiras, quanto para as empresas, que sofrem várias tentativas de fraude diariamente.
De acordo com os dados mais recentes do “Mapa da Fraude”, elaborado pela empresa de inteligência de dados e soluções antifraude ClearSale, houve 3,7 milhões de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro em 2023. Esse universo teve quase 280 milhões de pedidos de compra no ano passado no país, ou seja, as tentativas de golpe representaram 1,4% do total das operações.
Embora a quantidade de golpes tenha sido pequena em relação ao montante total de compras com cartão de crédito no comércio eletrônico, ela somou R$ 3,5 bilhões em fraude. É um valor muito expressivo e mostra os perigos que essas transações possuem.
Contudo, apesar do volume elevado, o estudo também revelou que houve uma forte diminuição de 28,3% do número de tentativas de golpe em relação a 2022. Isso quer dizer que a situação no Brasil está ruim, mas, no ano anterior, estava ainda pior.
A propósito, o estudo levou em consideração apenas os pagamentos realizados por cartão de crédito. A empresa analisou 277,4 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023, chegando aos números alarmantes sobre a quantidade de tentativas de fraude no país.
Veja mais detalhes do levantamento
Segundo o “Mapa da Fraude”, o segmento de produtos eletroeletrônicos foi o que mais sofreu tentativas de fraude em pagamentos com cartão de crédito no país em 2023. Em resumo, as categorias que sofreram com mais golpes foram televisão, games e celulares, com valores médios entre R$ 2.872 e R$ R$ 1.644.
Além disso, o levantamento revelou também que a região Nordeste teve o maior índice de golpes do país, seguido por Norte, Centro-Oeste e Sudeste, que ficaram empatados, e Sul.
Vale destacar que o ticket médio de tentativas de fraude ficou bem diferente do ranking de quantidade de golpes. Isso porque alguns lugares tiveram menos tentativas de golpe, mas os valores dessas fraudes foram mais elevados, enquanto outras localidades tiveram mais golpes com valores mais baixos.
A propósito, confira abaixo o ticket médio registrado em cada região brasileira:
- Sul: R$ 995,77;
- Centro-Oeste: R$ 989,98;
- Nordeste: R$ 989,14;
- Norte: R$ 982,45;
- Sudeste: R$ 932,56.
Por fim, o levantamento ainda apontou que o perfil de quem mais sofreu com tentativas de golpe em compras on-line com cartão de crédito em 2023 no Brasil foram homens com até 25 anos.
Você sabe o que é phishing?
Em suma, muita gente gosta de fazer compras online, mas os riscos de sofrer golpes são muito elevados. Nos momentos de preenchimento de dados bancários ou financeiros, o crime phishing é colocado em prática, mas ele só acontece com o consentimento da vítima.
Esse golpe consiste em enganar as pessoas através de links maliciosos. Assim, os usuários acabam compartilhando informações confidenciais em endereços que estão com vírus, e os criminosos roubam as informações dos usuários.
Vale destacar que a escolha do termo phishing aconteceu devido a semelhança à fishing, que significa pescaria, em inglês. Na verdade, a ação dos criminosos é justamente uma tentativa de alcançar o maior número de vítimas através de iscas, “pescando” dados confidenciais dos consumidores.
A saber, o golpe phishing é realizado através dos seguintes métodos:
- Envio de e-mails;
- Envio de mensagens de texto;
- Ligações;
- Cópias idênticas de sites.
Como muita gente acaba digitando dados pessoais, acreditando estarem em um ambiente virtual seguro, estes dados acabam sendo roubados. No entanto, há algumas dicas simples, mas muito importantes, para evitar dores de cabeça.
1- Digite o endereço da loja virtual
Os consumidores devem digitar o endereço da loja em que desejam realizar alguma compra. Na verdade, as pessoas nunca devem clicar em links que, teoricamente, são das lojas virtuais. Isso porque estes links podem direcionar os consumidores para páginas que roubam dados.
Cabe salientar que os criminosos estão cada vez mais especializados em enganar os consumidores. Eles criam sites bastante parecidos com os oficiais, modificando algumas letras do endereço virtual. Por isso que é muito importante digitar o endereço da loja, e não clicar em links, acreditando serem das lojas oficiais.
2- Cuidados com as promoções
Apesar de várias lojas oferecerem descontos, as pessoas devem ficar atentas a essas ações. “Promoções imperdíveis” devem ligar o sinal de alerta do consumidor, que precisa desconfiar quando há pedido de pagamento na hora para evitar a perda do produto ou quando o desconto é muito maior que o esperado.
Em resumo, o consumidor deve analisar o preço em várias lojas online e fazer uma média. Assim, caso o preço seja muito inferior ao praticado pelo mercado, a ação mais indicada é desconfiar e não realizar a compra naquela loja virtual. Como diz o ditado, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.
3- Pague com o cartão virtual
Os especialistas também afirmam que o pagamento deve ser realizado através de algum cartão virtual. A saber, muita gente utiliza cartões de crédito ou débito pessoais para realizarem compras virtuais, mas o risco de roubo de informações é muito alto.
Por isso, a indicação é sempre utilizar o cartão virtual para evitar dores de cabeça, uma vez que essa modalidade oferece uma camada adicional de proteção. Dessa forma, reduz os riscos associados a possíveis ataques cibernéticos e a crimes como o phishing.
Vale destacar que os cartões virtuais oferecem aos consumidores a capacidade de gerar números de cartão exclusivos para transações específicas, protegendo os dados reais da conta e dificultando a ação de hackers e criminosos virtuais.