Muitos motoristas ficam na dúvida na hora de abastecer o tanque de combustível dos veículos. Afinal, é mais vantajoso escolher a gasolina ou optar pelo etanol? Esse questionamento sempre surge para diversas pessoas, mas este texto vai acabar de uma vez com as suas dúvidas.
Em primeiro lugar, você sabia que um litro de gasolina possui um valor energético maior que um litro de etanol? Por isso mesmo que o combustível fóssil costuma ser mais cara que o biocombustível, uma vez que aquele rende mais que este.
Contudo, isso não quer dizer que a gasolina é mais vantajosa, pois isso depende dos preços de ambos os combustíveis. Logo, qualquer uma das duas opções pode oferecer um melhor custo-benefício aos motoristas.
Para acabar de vez com as dúvidas sobre o tema, leia o texto até o final e descubra como fazer um cálculo simples, mas muito eficiente, para definir se o etanol possui um custo-benefício maior que a gasolina, ou se esta é mais vantajosa que o biocombustível.
Etanol e gasolina estão mais caros em 2024
No acumulado de 2024, o preço médio do etanol subiu 6,7% no país, para tristeza dos motoristas. Em valores reais, a alta foi de 23 centavos por litro, avanço capaz de afetar o orçamento das famílias, até porque os motoristas não abastecem seus veículos com apenas um litro de etanol.
Na última semana de 2023, o biocombustível estava custando, em média, R$ 3,42 no país. Já na semana encerrada em 6 de abril, o valor estava em R$ 3,65. Contudo, a ANP chegou a encontrar locais que comercializaram o etanol a R$ 5,99, preço que superou em 64,1% a média nacional.
Da mesma forma, o preço da gasolina também subiu no acumulado de 2024, de R$ R$ 5,58 para R$ 5,76 no país, alta de 18 centavos. Embora o avanço tenha sido apenas cinco centavos menor que o do etanol, a variação percentual foi de 3,2%, duas vezes menor que a do biocombustível.
Essa diferença foi bem mais intensa visto que o preço médio da gasolina é bem maior que o do etanol. Logo, as variações do combustível fóssil precisariam ser mais intensas para que fossem mais semelhantes as do etanol.
Cabe salientar que estes combustíveis são concorrentes nas bombas. Por isso, vários brasileiros têm dúvidas sobre qual dos dois é uma opção mais vantajosa, mas as incertezas vão chegar ao fim com esse texto.
Esses dados fazem parte do levantamento semanal realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que coleta preços em milhares de combustíveis do país desde 2004 e divulga valores médios em cada região, bem como em cada estado e sua respectiva capital.
Etanol deve valer 70% do preço da gasolina
Em síntese, o etanol proporciona um desempenho de cerca de 70% da performance da gasolina, pois essa é proporção de conteúdo energético que o biocombustível possui em relação ao combustível fóssil.
Assim, a relação entre gasolina e etanol precisa ficar igual ou abaixo de 70% para que o etanol seja considerado mais vantajoso que o combustível fóssil. Aliás, na semana passada, o etanol se mostrou mais vantajoso, a título nacional, com o seu preço (R$ 3,46) correspondendo a 61,5% do valor da gasolina.
Cabe salientar que o preço médio do etanol foi menor que a gasolina em todas as UFs. Embora o etanol tenha sido mais barato em todas as UFs, isso não significa que o biocombustível foi mais vantajoso em todos os locais, uma vez que o seu valor deve corresponder a, no máximo, 70% do preço da gasolina para que oferece melhor custo-benefício aos motoristas.
Etanol foi mais vantajoso em 12 UF
Na semana passada, o etanol foi mais vantajoso que a gasolina em 13 UF. Confira abaixo a relação entre os preços do etanol e da gasolina nos locais que tiveram o biocombustível mais vantajoso que o combustível fóssil:
- Mato Grosso: 52,7%;
- Mato Grosso do Sul: 61,7%;
- São Paulo: 62,1%;
- Distrito Federal: 64,8%;
- Paraná: 64,8%;
- Minas Gerais: 65,4%;
- Goiás: 65,7%;
- Amazonas: 67,8%;
- Espírito Santo: 68,9%;
- Acre: 69,1%;
- Tocantins: 69,6%;
- Rio de Janeiro: 69,8%.
Em resumo, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que seja mais vantajoso para os motoristas. Caso o resultado da equação supere os 70%, os motoristas devem optar pelo combustíveis fóssil, pois ele oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Portanto, 12 UF comercializaram o etanol a preços mais vantajosos que a gasolina, refletindo o bom momento do etanol. Por outro lado, nas 15 UF restantes, o combustível fóssil figurou como a melhor opção para os consumidores. Isso mostra um equilíbrio entre os combustíveis, para alívio dos motoristas, que podem abastecer o tanque com ambos os combustíveis.