O governo federal lança o programa Pé-de-Meia de forma inédita, com o propósito de promover uma transformação na educação brasileira para jovens de baixa renda. Com o início do programa em andamento, abordaremos um problema comum encontrado por muitos participantes do programa Pé-de-Meia: a mensagem de“CPF não localizado nos registros de participação do programa Pé-de-Meia”.
Explicaremos os possíveis motivos para isso e como solucionar essa questão.
Compreendendo o programa Pé-de-Meia
Primeiro, é importante entender o que é o programa Pé-de-Meia. Trata-se de um benefício criado pelo Governo Federal destinado aos estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas. O acesso aos valores do Pé-de-Meia é feito exclusivamente pelo aplicativo Jornada do Estudante do Governo Federal.
CPF não localizado no Pé-de-Meia: possíveis motivos
Existem vários motivos pelos quais seu CPF pode não constar no Pé-de-Meia. O principal deles é o atraso no envio dos dados dos estudantes pelas escolas ao Ministério da Educação (MEC). Os dados dos estudantes são enviados automaticamente pelos sistemas de ensino estaduais ao MEC, que verifica as condições e elegibilidade e repassa as informações à Caixa Econômica Federal para efetuar os pagamentos.
Como resolver o problema do CPF não localizado
Se o seu CPF não consta no sistema do Pé-de-Meia, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a sua escola para verificar se os dados foram enviados ao MEC. Lembre-se de acompanhar as atualizações pelo aplicativo Jornada do Estudante para garantir seu benefício no programa.
Quem pode participar do programa Pé-de-Meia
Para participar do programa Pé-de-Meia, é necessário atender a alguns critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Estar matriculado no ensino médio em escolas públicas;
- Ter entre 14 e 24 anos;
- Possuir CPF sem restrição;
- Não ter sido reprovado por duas vezes consecutivas;
- Manter uma frequência mensal de pelo menos 80% das horas letivas.
Como consultar a lista de estudantes contemplados pelo Pé-de-Meia
A lista dos estudantes contemplados pelo programa pode ser consultada pelo aplicativo Jornada do Estudante. Basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo Jornada do Estudante;
- Faça login pelo Gov.br do aluno;
- Procure por “Pé de meia”;
- Verifique se foi aprovado no programa.
Calendário de pagamento do Pé-de-Meia
O pagamento do benefício do Pé-de-Meia é feito conforme o mês de nascimento do estudante. Confira o calendário abaixo:
- Janeiro e Fevereiro: Pagamento em 26 de março
- Março e Abril: Pagamento em 27 de março
- Maio e Junho: Pagamento em 28 de março
- Julho e Agosto: Pagamento em 1º de abril
- Setembro e Outubro: Pagamento em 2 de abril
- Novembro e Dezembro: Pagamento em 3 de abril
O que acontece se o CPF não constar no Pé-de-Meia?
Se o seu CPF não constar no sistema do Pé-de-Meia, a orientação do aplicativo Jornada do Estudante é que o estudante busque mais informações junto à escola para verificar se os dados já foram enviados ao MEC. Mantenha-se atualizado acompanhando as atualizações pelo aplicativo para garantir seu benefício no programa.
Como conferir se fui selecionado
Segundo o Ministério da Educação, os alunos não precisam se preocupar em solicitar o benefício, pois os pagamentos são feitos automaticamente na conta poupança individual criada na Caixa Econômica Federal para cada estudante elegível.
Para verificar se você foi selecionado, basta baixar o aplicativo oficial Jornada do Estudante. Através dessa ferramenta gratuita, os alunos poderão não apenas verificar sua seleção, mas também confirmar uma série de outras informações, como:
- parcelas de matrícula;
- calendário de pagamento;
- data de pagamento;
- valor da parcela;
- identificação de competência da parcela;
- informações de banco, agência e conta em que a parcela foi paga;
- situação da parcela; e
- data de processamento de cada informação.
“Caso ocorram, até 14 de junho, eventuais correções e atualizações das informações, por parte dos sistemas de ensino e das instituições federais que ofertam ensino médio, o pagamento do incentivo-educacional poderá ser realizado até 1º de julho de 2024”, disse o Ministério.
Ademais, esperamos que este artigo tenha ajudado a entender o que fazer quando o CPF não consta no Pé-de-Meia. Lembre-se de entrar em contato com a sua escola e acompanhar as atualizações pelo aplicativo Jornada do Estudante para garantir o recebimento do benefício.
E, claro, lembre-se sempre de usar apenas canais oficiais para obter informações sobre o Pé-de-Meia para evitar fraudes e informações incorretas.
Estou no aguardo da sua resposta