O MegaFeirão Serasa Limpa Nome e Desenrola chega ao fim nesta quinta-feira (28). Os brasileiros endividados que não aproveitaram o evento para se livrarem dos débitos atrasados devem correr para não perder a chance de limpar o nome e organizar a vida financeira.
O mutirão nacional de negociação de dívidas teve início no dia 4 de março e beneficiará milhões de brasileiros até hoje. As pessoas têm apenas algumas horas para aproveitarem as oportunidades desta nova edição do Feirão.
De acordo com o Serasa, os brasileiros negativados poderão aproveitar descontos de até 99% no valor dos débitos. Estas oportunidades são um grande incentivo aos negativados, que sonham em se livrar das dívidas e viver com mais tranquilidade financeira no país.
MegaFeirão oferece descontos de até 99% nas dívidas
A iniciativa da Serasa oferece descontos nas negociações de dívidas que podem chegar a 99% do valor total do débito. Esse cenário só acontece quando a pessoa inadimplente tiver condições de pagar o débito à vista, figurando como um incentivo para a pessoa se livrar de uma vez da dívida atrasada.
As pessoas que não tiverem condições de pagar o valor integral do débito não precisam se preocupar. Isso porque, apesar de o desconto não ser tão elevado assim, elas poderão dividir o valor em até 72 vezes. Contudo, vale destacar que os consumidores devem ficar atentos para os juros desta operação.
A saber, o Desenrola Brasil é um programa do governo federal que surgiu com o objetivo de reduzir o número de brasileiros com dívidas atrasadas no país. Através da plataforma Serasa Limpa Nome, as pessoas podem negociar e quitar dívidas atrasadas, aproveitando grandes descontos.
A propósito, o programa foi criado pelo Ministério da Fazenda para que os cidadãos regularizem sua situação financeira. Dessa forma, poderão voltar a ter crédito no mercado.
Segundo a Serasa, esta iniciativa é inédita e deverá alcançar um número expressivo de consumidores com dívidas atrasadas no país. “Maior do que todos os feirões já realizados, o MegaFeirão Serasa e Desenrola conta com mais de 700 empresas participantes, oportunidades de parcelamento e pagamento das ofertas no Pix e descontos que podem chegar a até 99%”, ressalta a empresa.
Veja como negociar suas dívidas com o Serasa
A saber, a plataforma Serasa Limpa Nome oferece grandes oportunidade para os interessados em negociar suas dívidas. Para isso, os negativados só precisam acessar o site da empresa ou fazer consultas pelo app Serasa no Google Play e na Apple Store.
O primeiro passo é digitar o CPF e realizar um cadastro rápido. Em seguida, o interessado terá informações sobre as condições de pagamento e as opções de renegociação das dívidas que possuir em aberto no cadastro do órgão.
Dessa forma, a pessoa endividada poderá escolher as melhores formas de pagamento, bem como as datas de vencimento. Por isso, a Serasa pode gerar um ou mais boletos, a depender da forma de pagamento, se será à vista ou parcelado.
A Serasa informa que, “depois que uma dívida inscrita no cadastro de inadimplente é paga, a própria empresa que recebeu o pagamento deve solicitar a exclusão daquela dívida na base da Serasa. O prazo para que isso aconteça é de até 5 (cinco) dias úteis”.
Durante o MegaFeirão Serasa Limpa Nome e Desenrola, os brasileiros também poderão consultar e negociar as dívidas de forma presencial, em mais de 6 mil agências dos Correios. Em síntese, estas negociações terão as mesmas ofertas e condições dos canais digitais da Serasa.
Por fim, vale ressaltar que os moradores da Grande São Paulo também estão contando com o atendimento presencial do MegaFeirão no Palácio dos Correios. No local, estão sendo expostas algumas obras de educação financeira do projeto Arte na Lona.
Confira 10 dicas para fugir das dívidas no cartão de crédito
As pessoas que desejam se livrar das dívidas do cartão de crédito devem ter em mente que isso pode ser bastante desafiador. No entanto, isso é totalmente possível se houver planejamento e disciplina dos consumidores.
Veja algumas dicas para você conseguir alcançar o seu objetivo e honrar os seu compromissos financeiras:
- Faça uma lista das dívidas que você possui no cartão de crédito, incluindo valores, taxas de juros e datas de vencimento;
- Analise suas despesas mensais e crie um orçamento que se adeque a sua realidade, cortando gastos e buscando maneiras de direcionar mais dinheiro para o pagamento das dívidas;
- Não faça mais compras no cartão de crédito até que você controle todas as suas dívidas. Assim, a situação não irá piorar;
- Entre em contato com a empresa do cartão de crédito e tente negociar taxas de juros mais baixas. Conseguir um plano de pagamento mais acessível também é uma grande saída;
- Pague primeiro as dívidas que têm taxas de juros mais elevadas, enquanto realiza pagamentos mínimos nas outras contas, caso existam;
- Consolidar as dívidas em um único empréstimo pode ser uma boa saída. Dessa forma, você terá maior controle dos pagamentos e poderá buscar operações com taxas de juros mais baixas;
- Caso a situação esteja complicada e não seja possível quitar as dívidas, busque alguma maneira de aumentar sua renda, realizando trabalhos temporários ou vendendo itens não essenciais;
- Reorganize o seu estilo de vida, cortando despesas desnecessárias e acelerando o processo de pagamento;
- Mantenha o foco no seu objetivo e celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho, como o pagamento de dívidas menores. Você deve se incentivar o tempo todo a continuar nesse caminho;
- Por fim, caso nada disso ajude e a situação esteja fora de controle, os especialistas indicam a busca de aconselhamento financeiro de um profissional do ramo.