Muitas pessoas contam os dias para os feriados, pois estas datas permitem a liberação do trabalho, ao menos para boa parte dos profissionais do país. Atualmente, a data mais aguardada pelos brasileiros é o dia 29 de março, data em que será comemorada a Sexta-Feira Santa em 2024. Entretanto, a data ainda causa muitas incertezas na população.
Em resumo, nem todo mundo sabe se esta data é um feriado nacional, um feriado religioso ou um ponto facultativo. Significa que muitas pessoas têm dúvidas sobre a Sexta-Feira Santa e não sabem se estarão de folga na data ou terão que trabalhar, já que não se trata de uma celebração nacional.
Você sabe por que a Sexta-Feira Santa muda de data?
Em 2023, a data foi comemorada no dia 7 de abril, visto que a data é definida de acordo com a Páscoa. Esta, por sua vez, tem uma data móvel porque está ligada à páscoa judaica. Segundo o judaísmo, a data deve ser comemorada entre os dias 14 e 21 do mês de Nissan, pois estes dias começam com a primeira lua cheia da primavera.
A saber, o mês de Nissan é o primeiro mês do calendário hebraico bíblico, porque o povo de Israel saiu do Egito nesse mês, e ele cai entre os dias 22 de março e 25 de abril. Logo, a Páscoa pode ser comemorada no Brasil em qualquer uma destas datas.
Vale destacar que, desde o ano 325, por decisão do Concílio de Niceia, a Páscoa cristã passou a ser celebrada no domingo posterior à primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte. Em outras palavras, a Páscoa acontece conforme a lua cheia, assim como a Sexta-Feira Santa, que a antecede em dois dias.
Trabalhadores gostam de feriados
É difícil encontrar trabalhadores do país que não gostem de feriados. Não importa quais sejam os planos para estes dias, as datas costumam gerar sentimentos bastante positivos nos brasileiros, pois muitos aproveitam as folgas para realizarem atividades específicas.
Na verdade, as pessoas aproveitam as datas para fazer coisas que não podem em dias úteis devido ao horário do trabalho. Por exemplo, muitos trabalhadores visitam familiares ou amigos, fazem exercícios físicos ou passam o dia inteiro em casa, deitados na cama ou jogados no sofá, durante os feriados.
Seja qual for a razão, milhares de pessoas aguardam ansiosamente por estas datas. Agora, só é preciso esperar por mais duas semanas para que a folga prolongada chegue e os trabalhadores aproveitem um final de semana com mais dias de descanso que o habitual.
Saiba mais sobre a Sexta-Feira Santa
O próximo feriado do país é a Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo), que será celebrada em 29 de março neste ano. A saber, a data é muito importante para os cristãos, pois representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
De acordo com a Bíblia, Jesus foi condenado por autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos. Em suma, a morte de Jesus aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados e salvação da humanidade. Tudo isso é muito significativo para os cristãos e a Sexta-Feira Santa é considerada uma data destinada à reflexão, ao arrependimento e à renovação da fé cristã.
Cabe salientar que este feriado é nacional, ou seja, ocorre em todo o país e atinge todos os trabalhadores. As empresas podem optar ou não por conceder folga na data, pois o reconhecimento e da data como feriado pode variar conforme às políticas internas de cada empregador ou instituição.
A propósito, a Sexta-Feira Santa faz parte da Semana Santa, celebração que ocorre na semana que antecede o domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Jesus Cristo. Conforme a narrativa bíblica, Jesus foi crucificado e morto, mas ressuscitou no terceiro dia, vencendo a morte. Por isso que estes dias são marcados por missas, vigílias, cultos e celebrações.
Feriados nacionais x pontos facultativos
Muita gente confunde feriados nacionais com pontos facultativos. Em primeiro lugar, vale destacar que os feriados nacionais são aqueles previstos em lei federal. Logo, estas folgas valem para todo o território nacional.
Por outro lado, os pontos facultativos não possuem essa especificação. Estes dias só serão considerados feriados se houver lei estadual ou municipal que estabeleça essa condição à data. Portanto, a situação dos trabalhadores pode ser diferente de um município para o outro em caso de ponto facultativo.
Em síntese, alguns municípios e estados podem determinar em lei a folga do trabalho nessas datas, transformando-as em feriados locais. Já outros locais podem optar pelo trabalho normal, sem dar aos trabalhadores o direito de tirar folga.
A propósito, o calendário de 2024 contará com os seguintes pontos facultativos:
- 30 e 31 de maio (quinta e sexta): Corpus Christi;
- 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público.
Por fim, a celebração de Corpus Christi poderá dar muitos dias seguidos de folga aos trabalhadores do país, emendando as folgas ao final de semana. Da mesma forma, os servidores públicos também poderão aproveitar estas folgas prolongadas neste ano, já que a data caiu em uma segunda-feira.