O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros, criado com o objetivo de proteger aqueles que são demitidos sem justa causa. Para entender o saldo disponível em sua conta do FGTS, é importante compreender como são feitos os depósitos e as correções.
A cada início de mês, os empregadores realizam depósitos equivalentes a 8% do salário do funcionário em contas bancárias em nome dos empregados. Esses depósitos são somados mensalmente e acrescidos de correção monetária ao longo do tempo.
Para calcular o saldo do FGTS, basta somar todos os depósitos realizados pelo empregador desde o início do vínculo empregatício até o momento desejado. Essa soma deve ser acrescida dos valores correspondentes à correção monetária, que é aplicada periodicamente.
Veja onde consultar o saldo
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma importante proteção para os trabalhadores brasileiros, e agora, acessá-lo ficou ainda mais fácil com o aplicativo do FGTS. Essa plataforma digital permite aos trabalhadores consultar o saldo disponível no fundo, além de fornecer outras informações relevantes sobre seus direitos e benefícios.
Por meio do aplicativo do FGTS, disponível para download em smartphones, os trabalhadores podem ter acesso rápido e prático ao saldo acumulado em suas contas do FGTS. Além disso, a ferramenta oferece informações sobre os depósitos realizados pelos empregadores, possibilitando um acompanhamento mais transparente e eficiente dos recursos disponíveis.
Portanto, o App do FGTS se mostra uma ferramenta indispensável para os trabalhadores que desejam acompanhar seu saldo no fundo e obter informações sobre seus direitos relacionados ao FGTS. Com essa plataforma digital, a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do FGTS, busca facilitar o acesso dos trabalhadores às informações e aos recursos disponíveis, promovendo maior transparência e agilidade nos processos relacionados ao fundo.
Em quais situações é possível sacar o FGTS?
O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é permitido em diversas situações específicas, que abrangem diferentes necessidades e circunstâncias dos trabalhadores brasileiros. Algumas das hipóteses que permitem o saque incluem rescisões contratuais, seja por demissão sem justa causa, término de contrato por prazo determinado, término de contrato por acordo entre empregado e empregador ou rescisão de contrato por culpa recíproca ou força maior
O FGTS pode ser sacado em situações como aposentadoria, compra da casa própria, pagamento de parte do financiamento imobiliário e diagnóstico de doenças graves, como câncer e HIV. Além disso, o fundo também pode ser utilizado em casos de desastres naturais, quando a área de residência do trabalhador é afetada.
A participação no Programa Minha Casa Minha Vida, a idade igual ou superior a 70 anos, a permanência da conta inativa por três anos ininterruptos sem crédito de depósito são algumas condições que permitem o saque do FGTS. Além disso, a saída definitiva do país e a necessidade de liquidação ou amortização de saldo devedor de contrato habitacional próprio ou de parentes próximos também autorizam o acesso aos recursos do fundo.
Vale informar que cada uma dessas situações é regulamentada por normas específicas. Sendo assim, é importante que os trabalhadores consultem as regras vigentes e, se necessário, obtenham orientação junto à Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do FGTS.